Estou ainda a fazer o trabalho mas vou aqui documentando para que alguém que necessite já tem aqui uma grande ajuda de como proceder.
As três 1ªs fotos são referentes há bomba antiga e de como está montada,tirei fotos caso eu me esqueça de alguma ligação.
Agora as fotos da bomba já retirada.
Tem de se usar uma chave 13 e existe três parafusos há frente e um apoio por detrás da bomba a não esquecer,também tem dois parafusos de chave de venda que se tem de retirar para sair o apoio ao cabo do descompresor.
Aqui deixo assinalado aquilo que penso que seja uma marca de origem para centrar com o embolo interior.
O motor fica com esta vista depois de retirada a bomba.
A zona onde tem de levar uma junta.
O encaixe da bomba e onde se encontra aquilo que eu chamei de embolo. Depois irei meter fotos daquilo que eu presumo (que deva ter uma marca de origem como no carreto da bomba).
Mudar bomba injectora
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Re: Mudar bomba injectora
Excelente trabalho...
São tópicos destes que engrandecem o forum e o clube
Parabens
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Parabens
Grande Abraço
Mário Sacramento
Sócio Nº 55
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Re: Mudar bomba injectora
Ora cá vai mais informação.
A 1ª coisa a fazer é montar a bomba e dar um aperto inicial, do lado direito de onde se injecta o gasóleo tem um parafuso 13 que se tira (este parafuso tem que se meter um pequeno pedaço de metal para trancar a bomba caso se venha a tirar para adiantar ou atrasar o ponto da mesma).
2º passo tirar o primeiro injector da bomba completamente,atenção tem uma molinha e um pequeno pistão em forma de cruz,chave 19 ao retirar tira-se o pequeno pistão e a mola e fica directo.
3º liga-se o tubo desse injector (o nº1) de forma que se consiga ver ele a deitar gasóleo.
Depois liga-se toda a tubagem de gasóleo e dá-se há bomba de ferrar o sistema tem de ser duas pessoas uma a dar há bomba a outra a rodar o volante do motor,quando o gasóleo for cortado devemos estar a sensivelmente a 15º de OT (volante do motor) (atenção ver como está a situação do 1º cilindro pois existe 15º de duas formas) se não estiver, é mexer um pouco na bomba para a esq. ou dir. se repararem tem uma ligeira afinação por norma convém deixar a meio para existir folga de ajuste .
De seguida tirar o tubo do injector que metemos para meter a bomba no ponto tirar novamente o injector da bomba (atenção muito importante meter um vedante novo "o ringue" ao se tirar isto estragamos sempre este vedante) meter a pecinha tipo um pistão e a molinha apertar muito bem e está fechada a bomba.
Depois sangrar todo o sistema começando pela bomba de seguida os injectores.
Ligar tudo muito bem.
Dar há chave e voilá.
Espero ter ajudado as fotos é que é um pouco difícil com as mão na massa é complicado.
Qualquer dúvida disponham que eu agora sou semi-pro.
A 1ª coisa a fazer é montar a bomba e dar um aperto inicial, do lado direito de onde se injecta o gasóleo tem um parafuso 13 que se tira (este parafuso tem que se meter um pequeno pedaço de metal para trancar a bomba caso se venha a tirar para adiantar ou atrasar o ponto da mesma).
2º passo tirar o primeiro injector da bomba completamente,atenção tem uma molinha e um pequeno pistão em forma de cruz,chave 19 ao retirar tira-se o pequeno pistão e a mola e fica directo.
3º liga-se o tubo desse injector (o nº1) de forma que se consiga ver ele a deitar gasóleo.
Depois liga-se toda a tubagem de gasóleo e dá-se há bomba de ferrar o sistema tem de ser duas pessoas uma a dar há bomba a outra a rodar o volante do motor,quando o gasóleo for cortado devemos estar a sensivelmente a 15º de OT (volante do motor) (atenção ver como está a situação do 1º cilindro pois existe 15º de duas formas) se não estiver, é mexer um pouco na bomba para a esq. ou dir. se repararem tem uma ligeira afinação por norma convém deixar a meio para existir folga de ajuste .
De seguida tirar o tubo do injector que metemos para meter a bomba no ponto tirar novamente o injector da bomba (atenção muito importante meter um vedante novo "o ringue" ao se tirar isto estragamos sempre este vedante) meter a pecinha tipo um pistão e a molinha apertar muito bem e está fechada a bomba.
Depois sangrar todo o sistema começando pela bomba de seguida os injectores.
Ligar tudo muito bem.
Dar há chave e voilá.
Espero ter ajudado as fotos é que é um pouco difícil com as mão na massa é complicado.
Qualquer dúvida disponham que eu agora sou semi-pro.
- valemanso
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Re: Mudar bomba injectora
Granda João
Isto é que é mexer na massa
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Isto é que é mexer na massa
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Grande Abraço
Mário Sacramento
Sócio Nº 55
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Re: Mudar bomba injectora
Se não tivermos confiança a 100% de nós próprios quem a terá ???valemanso wrote:Granda João
Isto é que é mexer na massa
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Sou a favor de que toda a gente consegue fazer aquilo que for basta se aplicar e concentrar nessa situação.
Abraço e dispõem sempre.
- valemanso
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Re: Mudar bomba injectora
Pois, poisssss
Concordo plenamente contigo..e tento seguir esse lema...só que ás vezes dá ''Raia'' e depois ficamos aflitos....
E tu dirás: ''Mas é com os erros que se aprende!!''
Pois, poissss
Só que às vezes os erros pagam-se caros
Mas uma coisa tens razão...só não erra quem não faz nada
Concordo plenamente contigo..e tento seguir esse lema...só que ás vezes dá ''Raia'' e depois ficamos aflitos....
E tu dirás: ''Mas é com os erros que se aprende!!''
Pois, poissss
Só que às vezes os erros pagam-se caros
Mas uma coisa tens razão...só não erra quem não faz nada
Grande Abraço
Mário Sacramento
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Re: Mudar bomba injectora
Bom trabalho João.
Obrigado pelo tópico.
É bom saber que há pessoal sem medo de mexer na massa
Obrigado pelo tópico.
É bom saber que há pessoal sem medo de mexer na massa
mano um - o mais velho de dois!
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
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