Mudar bomba injectora

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
Post Reply
joao cunha
Membro 230TE
Posts: 134
Joined: Sat Aug 11, 2007 18:39
Contact:

Mudar bomba injectora

Post by joao cunha »

Estou ainda a fazer o trabalho mas vou aqui documentando para que alguém que necessite já tem aqui uma grande ajuda de como proceder. :biggrin:

As três 1ªs fotos são referentes há bomba antiga e de como está montada,tirei fotos caso eu me esqueça de alguma ligação.
Image
Image
Image

Agora as fotos da bomba já retirada.
Tem de se usar uma chave 13 e existe três parafusos há frente e um apoio por detrás da bomba a não esquecer,também tem dois parafusos de chave de venda que se tem de retirar para sair o apoio ao cabo do descompresor.

Image

Aqui deixo assinalado aquilo que penso que seja uma marca de origem para centrar com o embolo interior.
Image

O motor fica com esta vista depois de retirada a bomba.
Image

A zona onde tem de levar uma junta.
Image

O encaixe da bomba e onde se encontra aquilo que eu chamei de embolo. :mrgreen: Depois irei meter fotos daquilo que eu presumo (que deva ter uma marca de origem como no carreto da bomba).
Image
CELICASCLUB
http://www.celicasclub.com
Toyota Celica 1975
User avatar
valemanso
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 173
Joined: Wed May 26, 2010 0:52
Location: Redinha - Pombal

Re: Mudar bomba injectora

Post by valemanso »

Excelente trabalho...
São tópicos destes que engrandecem o forum e o clube
Parabens
Image
Grande Abraço
Mário Sacramento
Sócio Nº 55
joao cunha
Membro 230TE
Posts: 134
Joined: Sat Aug 11, 2007 18:39
Contact:

Re: Mudar bomba injectora

Post by joao cunha »

Ora cá vai mais informação.

A 1ª coisa a fazer é montar a bomba e dar um aperto inicial, do lado direito de onde se injecta o gasóleo tem um parafuso 13 que se tira (este parafuso tem que se meter um pequeno pedaço de metal para trancar a bomba caso se venha a tirar para adiantar ou atrasar o ponto da mesma).
2º passo tirar o primeiro injector da bomba completamente,atenção tem uma molinha e um pequeno pistão em forma de cruz,chave 19 ao retirar tira-se o pequeno pistão e a mola e fica directo.
3º liga-se o tubo desse injector (o nº1) de forma que se consiga ver ele a deitar gasóleo.
Depois liga-se toda a tubagem de gasóleo e dá-se há bomba de ferrar o sistema tem de ser duas pessoas uma a dar há bomba a outra a rodar o volante do motor,quando o gasóleo for cortado devemos estar a sensivelmente a 15º de OT (volante do motor) (atenção ver como está a situação do 1º cilindro pois existe 15º de duas formas) se não estiver, é mexer um pouco na bomba para a esq. ou dir. se repararem tem uma ligeira afinação por norma convém deixar a meio para existir folga de ajuste .
De seguida tirar o tubo do injector que metemos para meter a bomba no ponto tirar novamente o injector da bomba (atenção muito importante meter um vedante novo "o ringue" ao se tirar isto estragamos sempre este vedante) meter a pecinha tipo um pistão e a molinha apertar muito bem e está fechada a bomba.
Depois sangrar todo o sistema começando pela bomba de seguida os injectores.
Ligar tudo muito bem.
Dar há chave e voilá.

Espero ter ajudado as fotos é que é um pouco difícil com as mão na massa é complicado.

Qualquer dúvida disponham que eu agora sou semi-pro. :mrgreen: :mrgreen:
CELICASCLUB
http://www.celicasclub.com
Toyota Celica 1975
User avatar
valemanso
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 173
Joined: Wed May 26, 2010 0:52
Location: Redinha - Pombal

Re: Mudar bomba injectora

Post by valemanso »

Granda João
Isto é que é mexer na massa :mrgreen: :mrgreen:
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Image
Grande Abraço
Mário Sacramento
Sócio Nº 55
joao cunha
Membro 230TE
Posts: 134
Joined: Sat Aug 11, 2007 18:39
Contact:

Re: Mudar bomba injectora

Post by joao cunha »

valemanso wrote:Granda João
Isto é que é mexer na massa :mrgreen: :mrgreen:
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Se não tivermos confiança a 100% de nós próprios quem a terá ??? :biggrin: :biggrin:
Sou a favor de que toda a gente consegue fazer aquilo que for basta se aplicar e concentrar nessa situação. :wink:
Abraço e dispõem sempre. :biggrin:
CELICASCLUB
http://www.celicasclub.com
Toyota Celica 1975
User avatar
valemanso
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 173
Joined: Wed May 26, 2010 0:52
Location: Redinha - Pombal

Re: Mudar bomba injectora

Post by valemanso »

Pois, poisssss
Concordo plenamente contigo..e tento seguir esse lema...só que ás vezes dá ''Raia'' e depois ficamos aflitos....
E tu dirás: ''Mas é com os erros que se aprende!!''
Pois, poissss
Só que às vezes os erros pagam-se caros :biggrin: :biggrin:
Mas uma coisa tens razão...só não erra quem não faz nada :mrgreen: :mrgreen:
Image
Grande Abraço
Mário Sacramento
Sócio Nº 55
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Mudar bomba injectora

Post by manoum »

Bom trabalho João.
Obrigado pelo tópico.
É bom saber que há pessoal sem medo de mexer na massa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Post Reply