Manutenções Periódicas W123
- PedroSilvaTG
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Manutenções Periódicas W123
Boa tarde a todos
Gostava de saber, da vossa experiência, quais os períodos entre manutenções simples, nomeadamente, trocar oleo, filtros, etc.
A minha questão prende-se essencialmente com o facto de o meu carro andar pouco, e demorar muito tempo a atingir os quilómetros expectáveis para trocar estes elementos, e não saber se necessito de os trocar anualmente, mesmo tendo efetuado poucos quilómetros.
Se pudessem colocar os vosso planos de manutenção, acho que era uma informação útil, tanto para mim, como para todos os amigos dos W123 :)
Gostava de saber, da vossa experiência, quais os períodos entre manutenções simples, nomeadamente, trocar oleo, filtros, etc.
A minha questão prende-se essencialmente com o facto de o meu carro andar pouco, e demorar muito tempo a atingir os quilómetros expectáveis para trocar estes elementos, e não saber se necessito de os trocar anualmente, mesmo tendo efetuado poucos quilómetros.
Se pudessem colocar os vosso planos de manutenção, acho que era uma informação útil, tanto para mim, como para todos os amigos dos W123 :)
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- Baby W123
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Re: Manutenções Periódicas W123
Boa idéia, Pedro... Para o motor, normalmente 10.000 km ou um ano...
no caso do diferencial ou caixa já não sei dizer...
no caso do diferencial ou caixa já não sei dizer...
- Claudio Balas
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Re: Manutenções Periódicas W123
Os dados de fábrica são 7500km para o óleo do motor, 45'000km para o óleo da caixa automática e para o óleo dos travões é todos os anos de preferencia na primavera. Isto são os dados oficiais que estão no manual.
Os intervalos que faço são:
- Óleo motor + filtro de óleo + 3 o-rings da tampa do filtro de óleo -----> 7500km
- Filtro de ar -----> 30'000km (15'000km ou menos se circular com frequência em zonas poeirentas)
- Óleo da caixa (automática) + filtro da caixa -----> 45'000km
- Óleo diferencial -----> 45'000km
- Óleo travões -----> 15'000km
- Óleo direcção + filtro -----> 45'000km
- Filtro gasóleo + pré-filtro + filtro do depósito -----> 30'000km
- Afinar válvulas -----> 25'000km
- Descarga completa do radiador -----> 45'000km
Estes valores são valores que fui apontando ao longo do tempo em conversa com quem sabe, em fóruns estrangeiros sobre mercedes e em documentos e manuais.
Se o carro fizer menos do que 7500km por ano, recomenda-se pelo menos a troca do óleo do motor todos os anos.
Os intervalos que faço são:
- Óleo motor + filtro de óleo + 3 o-rings da tampa do filtro de óleo -----> 7500km
- Filtro de ar -----> 30'000km (15'000km ou menos se circular com frequência em zonas poeirentas)
- Óleo da caixa (automática) + filtro da caixa -----> 45'000km
- Óleo diferencial -----> 45'000km
- Óleo travões -----> 15'000km
- Óleo direcção + filtro -----> 45'000km
- Filtro gasóleo + pré-filtro + filtro do depósito -----> 30'000km
- Afinar válvulas -----> 25'000km
- Descarga completa do radiador -----> 45'000km
Estes valores são valores que fui apontando ao longo do tempo em conversa com quem sabe, em fóruns estrangeiros sobre mercedes e em documentos e manuais.
Se o carro fizer menos do que 7500km por ano, recomenda-se pelo menos a troca do óleo do motor todos os anos.
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- PedroSilvaTG
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Re: Manutenções Periódicas W123
Muito obrigado pela ajuda.
Apesar de ter feito poucos quilómetros vou ter que trocar o oleo do motor...
Apesar de ter feito poucos quilómetros vou ter que trocar o oleo do motor...
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- Baby W123
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Re: Manutenções Periódicas W123
É sempre bom falar com quem percebe...
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Re: Manutenções Periódicas W123
bom dia, tinha ideia que a "fábrica" indicava que o óleo da caixa era vitalício....
por isso mesmo tenho grandes dúvidas em relação a este assunto...
ainda o ano passado não mudei e só nivelei o oleo da caixa (reposição pequena)...
o meu w123 tem 250 mil km e nunca mudou o óleo da caixa...( o meu pai que era o antigo proprietário sempre disse para não mudar o oleo da caixa) ....ela trabalha muito bem e neste momento o óleo está clarinho (pode ter que ver com a reposição pequena que fiz no ano passado)...
gostava que alguém me ajudasse....acabei de comprar o filtro, a junta e o óleo (cerca de 100 euros) para fazer a mudança de oleo da caixa com 1 mecanico experiente em mercedes, mas continuo com dúvidas se devo mudar o óleo da caixa...
se a caixa está bem, o óleo clarinho...devo mudar?...alguém pode dar opinião?
por isso mesmo tenho grandes dúvidas em relação a este assunto...
ainda o ano passado não mudei e só nivelei o oleo da caixa (reposição pequena)...
o meu w123 tem 250 mil km e nunca mudou o óleo da caixa...( o meu pai que era o antigo proprietário sempre disse para não mudar o oleo da caixa) ....ela trabalha muito bem e neste momento o óleo está clarinho (pode ter que ver com a reposição pequena que fiz no ano passado)...
gostava que alguém me ajudasse....acabei de comprar o filtro, a junta e o óleo (cerca de 100 euros) para fazer a mudança de oleo da caixa com 1 mecanico experiente em mercedes, mas continuo com dúvidas se devo mudar o óleo da caixa...
se a caixa está bem, o óleo clarinho...devo mudar?...alguém pode dar opinião?
- Claudio Balas
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Re: Manutenções Periódicas W123
pedro mota wrote:bom dia, tinha ideia que a "fábrica" indicava que o óleo da caixa era vitalício....
O óleo a que me refiro é o da caixa automática. Para caixa manual não sei quais são as especificações.
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Re: Manutenções Periódicas W123
olá!...estou mesmo a falar da caixa automática...vou mudar...ja comprei tudo...oleo, junta efiltro mas estou com duvidas pq se está a trabalhar bem e está claro....
mas agradeço a indicação do manual...fico mais descansado....
mas agradeço a indicação do manual...fico mais descansado....
- Claudio Balas
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Re: Manutenções Periódicas W123
O óleo da caixa automática é muito desprezado e é tão ou mais importante que o do motor. Muitas pessoas se queixam que as caixas automáticas dão problemas, uma grande parte das vezes é devido a má manutenção da mesma.
De relembrar que o nível do óleo da caixa é para ser visto quando este está quente - cerca de 80ºC - como não existe sonda de temperatura da caixa, assume-se que esteja na temperatura certa depois de trabalhar cerca de 20min. O aquecer implica condução, não serve ficar parado com o motor a trabalhar.
Quando a caixa estiver à temperatura normal de funcionamento, colocar em P ou N e esperar pelo menos 2 min. Passado este tempo retirar então a vareta e verificar o nível. Depois de acrescentar óleo (se for o caso) passar com o selector por todas as mudanças deixando pelo menos 2 segundos em cada uma e voltar a por em P ou N e verificar novamente o nível.
Isto tudo faz-se com o motor sempre a trabalhar
De relembrar que o nível do óleo da caixa é para ser visto quando este está quente - cerca de 80ºC - como não existe sonda de temperatura da caixa, assume-se que esteja na temperatura certa depois de trabalhar cerca de 20min. O aquecer implica condução, não serve ficar parado com o motor a trabalhar.
Quando a caixa estiver à temperatura normal de funcionamento, colocar em P ou N e esperar pelo menos 2 min. Passado este tempo retirar então a vareta e verificar o nível. Depois de acrescentar óleo (se for o caso) passar com o selector por todas as mudanças deixando pelo menos 2 segundos em cada uma e voltar a por em P ou N e verificar novamente o nível.
Isto tudo faz-se com o motor sempre a trabalhar
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Re: Manutenções Periódicas W123
olá!....sim...o meu mecanico fez isso...
mas aquilo que me custa mais é ver o oleo clarinho e a caixa a funcionar bem e mexer naquilo....
é porque sempre me disseram que nunca devia mudar o oleo da caixa automatica...
a segurança que me deu é ver o assunto escrito no manual da mercedes...
obrigado
mas aquilo que me custa mais é ver o oleo clarinho e a caixa a funcionar bem e mexer naquilo....
é porque sempre me disseram que nunca devia mudar o oleo da caixa automatica...
a segurança que me deu é ver o assunto escrito no manual da mercedes...
obrigado
- Claudio Balas
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Re: Manutenções Periódicas W123
Essa coisa de nunca trocar o óleo é absurda. Se foi um mecânico que disse isso não voltaria lá.
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Re: Manutenções Periódicas W123
já troquei o oleo da caixa e correu tudo bem...agradeço a vossa atenção...
entretanto...notei que quando vou a descer (em compressão) ao virar para a direita faz um pequeno barulho.... nada de especial mas não faz ao virar para a esquerda...
tenho pneus e amortecedores novos e está a direcção ajustada...talvez rolamentos ou casquilhos?...não percebo muito dito...se alguém puder ajudar, agradeço....
entretanto...notei que quando vou a descer (em compressão) ao virar para a direita faz um pequeno barulho.... nada de especial mas não faz ao virar para a esquerda...
tenho pneus e amortecedores novos e está a direcção ajustada...talvez rolamentos ou casquilhos?...não percebo muito dito...se alguém puder ajudar, agradeço....
- Claudio Balas
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Re: Manutenções Periódicas W123
Barulhos e chiares são mais complicados de diagnosticar à distância. Pode ser mil e uma coisas, é daquelas situações em que é preciso ver, sentir e ouvir pessoalmente. Por isso, o melhor é um mecânico ou alguém de confiança que perceba do assunto ver isso.
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Re: Manutenções Periódicas W123
ok...verdade...muito obrigado