Gastos com restauro
-
gimonde
- Posts: 16
- Joined: Sat Feb 16, 2008 21:44
Gastos com restauro
Caros membros do clube, como possível inniciado nestas andanças, gostaria que alguém me dissesse, sem rodeios, o vlaor que se pode esperar dispender para levar a cabo uma restauração de um veículo deste calibre. Esta pergunnta vem na sequência da possível compra de um 300 d turbo diesel. Não sei dizer acerca do estado do carro, pois nunca vi outros para comparar. De chapa, aparentemente, não está muito mal. A nível de interiores está algo degradado, nomeadamente a nível dos revestimentos. Aguardo uma resposta de alguém que me possa orientar...
- JoaquimLino
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 2688
- Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
- Location: Sandim - V.N.Gaia
Re: Gastos com restauro
Tudo vai depender do estado real da chapa e se o estados dos interiores não for o melhor aí o orçameto vai aumentando. Também vai depender do tipo de restauro que lhe quiseres fazer.gimonde wrote:Caros membros do clube, como possível inniciado nestas andanças, gostaria que alguém me dissesse, sem rodeios, o vlaor que se pode esperar dispender para levar a cabo uma restauração de um veículo deste calibre. Esta pergunnta vem na sequência da possível compra de um 300 d turbo diesel. Não sei dizer acerca do estado do carro, pois nunca vi outros para comparar. De chapa, aparentemente, não está muito mal. A nível de interiores está algo degradado, nomeadamente a nível dos revestimentos. Aguardo uma resposta de alguém que me possa orientar...
Eu tenho um 300D que recuperei com pouco dinheiro, faltando agora os interiores que vai aumentar o valor.
Agora tenho na oficina um 230 CE que mandei levar á chapa e para chapeiro e pintura +/- 3000€ tenho que lhe aplicar borrachas novas e alguns frisos, entre outras coisas e para material mais caro comprei outro para peças.
Tens que avaliar o estado geral e pedir que alguém que perceba do assunto te acompanhe para na altura da compra te poder dar uma ideia de gastos...

JOAQUIM LINO - 240 TD
- hostiasamigo
- Membro W123 Ouro
- Posts: 766
- Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
- Location: Fafe/vila do conde
- Contact:
Um pequeno conselho posso te dar, o segredo num carro degradado é o preço pelo qual se compra.
Se realmente é um 300 D turbo diesel, tendo em conta a raridade deste modelo. merece um investimento maior, tendo em conta também que tem mais valor que motorizações mais baixas.
Chapa é coisa que com mais ou menos dinheiro se resolve...
Interiores já não é bem assim, para manter o original é dispendioso...
Mas se tiver AC uns estofos em cabedal fica sempre bem, revestir completamente o interior, bancos, tampos das portas, tecto.... deve andar entre 1000 e 1500 euros.
Abraço.
Se realmente é um 300 D turbo diesel, tendo em conta a raridade deste modelo. merece um investimento maior, tendo em conta também que tem mais valor que motorizações mais baixas.
Chapa é coisa que com mais ou menos dinheiro se resolve...
Interiores já não é bem assim, para manter o original é dispendioso...
Mas se tiver AC uns estofos em cabedal fica sempre bem, revestir completamente o interior, bancos, tampos das portas, tecto.... deve andar entre 1000 e 1500 euros.
Abraço.
-
gimonde
- Posts: 16
- Joined: Sat Feb 16, 2008 21:44
De facto, trata-se de um carro importado dos States. Tem AC automático, 4 vidros e tecto de abrir eléctricos, pele (amarelo escuro). Neste momento o valor está nnos 1700€. Vou ver se o propietário ainda baixa o preço, pois necessita do espaço no barracão onde o tem
Já agora, sabem dizer-me o preço daqueles frisos exteriores das janelas (junto aos vidros). é que estão ressequidos e precisam mesmo de ser substituídos...
Já agora, sabem dizer-me o preço daqueles frisos exteriores das janelas (junto aos vidros). é que estão ressequidos e precisam mesmo de ser substituídos...
- MGodinho
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 187
- Joined: Sat Nov 24, 2007 15:25
- Location: Elvas
- HugoTeixeira
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 973
- Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
- Location: V. N. Gaia
Se for de facto um 300D Turbo Diesel vale a pena gastar dinheiro nele pois como disse o Hostiasamigo, é um carro raro, agora se for um 300TD acaba por ser um modelo não tão raro, dai poder vir a encontrar um igual em melhor estado. Como é obvio não se pode avaliar um carro apenas pelo facto de ser raro ou não, mas também pelo extras que tráz.
Os custos com um restauro variam mediante o restauro que se quer fazer, ou seja, se for algo para o carro continuar a rolar fica por um preço, se algo para o carro ficar "NOVO", então fica mais caro.
Os custos com um restauro variam mediante o restauro que se quer fazer, ou seja, se for algo para o carro continuar a rolar fica por um preço, se algo para o carro ficar "NOVO", então fica mais caro.
-
Branco737
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 117
- Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
- Location: Leiria
Seria importante saber a data de fabrico. Os para os EUA foram fabricados já numa altura mais tardia do modelo, de 1982 em diante e são os que começaram a ter melhores tratamentos à chapa. Só para relembrar que em 1981 começou a ser pesado o 190 (W201) que viria a ter uma chapa muito mais duradoira que o W123.
Se a pintura tá ressequida, baça, riscada, machada é algo que se resolva com pintura, o problema é se na desmontagem aparecem os podres. Vê nos seguintes locais:
Debaixo do tapete do condutor
Zona inferior da portas (junto às borrachas)
Se tiver tecto de abrir, abre-o
Borracha do vidro traseiro, chapeleira interior do lado direito
Na mala, remove a forra plástica da cava da roda e vê se não houve depósitos. Em redor das borrachas da mala.
Em torno dos farolins traseiros
Por fim, mete-te por baixo do carro e vê no local onde o carro é erguido nos elevadores.
Charion traseiro (onde se fixa o trem de supensão)
Se o carro for mesmo turbo diesel e se o motor estiver OK (entre outras inspecções, tira a tampa do óleo com motor ao ralenti e vê no ar que sai do motor, quanto mais forte...pior.
Epá, se o motor estiver OK, eu levava-o! mesmo que depois tivesse de gastar mais 2000 ou 3000€ em chapa e restauro.
Se a pintura tá ressequida, baça, riscada, machada é algo que se resolva com pintura, o problema é se na desmontagem aparecem os podres. Vê nos seguintes locais:
Debaixo do tapete do condutor
Zona inferior da portas (junto às borrachas)
Se tiver tecto de abrir, abre-o
Borracha do vidro traseiro, chapeleira interior do lado direito
Na mala, remove a forra plástica da cava da roda e vê se não houve depósitos. Em redor das borrachas da mala.
Em torno dos farolins traseiros
Por fim, mete-te por baixo do carro e vê no local onde o carro é erguido nos elevadores.
Charion traseiro (onde se fixa o trem de supensão)
Se o carro for mesmo turbo diesel e se o motor estiver OK (entre outras inspecções, tira a tampa do óleo com motor ao ralenti e vê no ar que sai do motor, quanto mais forte...pior.
Epá, se o motor estiver OK, eu levava-o! mesmo que depois tivesse de gastar mais 2000 ou 3000€ em chapa e restauro.
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
Daniel Pegas
Sócio Nº2
-
gimonde
- Posts: 16
- Joined: Sat Feb 16, 2008 21:44
Quando há uma semana atrás comecei a frequentar este sítio, nunca pensei que se pudesse tornar tão útil e interessante em tão pouco tempo. Os tópicos abordados são extremamente interessantes e importantes para que neles possa achar interesse.
Relativamente a este tópico da restauração de um w123, ainda não consegui perceber muito bem o montante de que poderemos estar. Compreendo que não é fácil para ninguém avançar números sem ter um conhecimento mais aprofundado no carro em questão. No que toca ao producto final, não aspiro a um carro em estado de concurso (o que não deverá ser fácil [e também não tenho esse desejo, diga-se]). O que eu pretendia mesmo era ter um carro que me permitisse andar sempre que o desejasse e que quando as pessoas o vissem ao longe esboçassem um sorriso, de certo modo trocista, mas depois de estarem mais perto se pusessem a espreitar pelos vidros, de boca aberta...
Também sei que a localização geográfica é relevante, pois sei que se disser que eu (e o carro) estou nos Açores, todos dirão que nao saberão de ninguém que me possam indicar para me ajudar nesta tarefa. De qualquer maneira, vou lendo os vários tópicos e vou aprofundando os meus connhecimentos na matéria.
Aproveito para colocar uma foto do carro. a qualidade não é a melhor, pois é a que estava no anúncio de venda...
Obrigado pelas colaborações.
http://img297.imageshack.us/img297/8031/300og9.jpg
No anúncio diz que é um 300 TD ?!?
A versão vê-se no livrete?
Relativamente a este tópico da restauração de um w123, ainda não consegui perceber muito bem o montante de que poderemos estar. Compreendo que não é fácil para ninguém avançar números sem ter um conhecimento mais aprofundado no carro em questão. No que toca ao producto final, não aspiro a um carro em estado de concurso (o que não deverá ser fácil [e também não tenho esse desejo, diga-se]). O que eu pretendia mesmo era ter um carro que me permitisse andar sempre que o desejasse e que quando as pessoas o vissem ao longe esboçassem um sorriso, de certo modo trocista, mas depois de estarem mais perto se pusessem a espreitar pelos vidros, de boca aberta...
Também sei que a localização geográfica é relevante, pois sei que se disser que eu (e o carro) estou nos Açores, todos dirão que nao saberão de ninguém que me possam indicar para me ajudar nesta tarefa. De qualquer maneira, vou lendo os vários tópicos e vou aprofundando os meus connhecimentos na matéria.
Aproveito para colocar uma foto do carro. a qualidade não é a melhor, pois é a que estava no anúncio de venda...
Obrigado pelas colaborações.
http://img297.imageshack.us/img297/8031/300og9.jpg
No anúncio diz que é um 300 TD ?!?
A versão vê-se no livrete?
-
Manuel martins
- Membro 220D
- Posts: 111
- Joined: Wed May 09, 2007 20:12
- Location: Barcelos
bem vindo Gimonde,
pela foto o carro pareceu-me bonito e em bom estado. sendo americano tem bom equipamento.
se o carro estiver a trabalhar bem e andar normalmente acho que os 1700euros não é nada caro. boa sorte
abraço
pela foto o carro pareceu-me bonito e em bom estado. sendo americano tem bom equipamento.
se o carro estiver a trabalhar bem e andar normalmente acho que os 1700euros não é nada caro. boa sorte
abraço
Manuel Martins
W123 300D 1978 188000km
http://clubew123portugal.com/forum/viewtopic.php?t=122
W124 300D 1990 86000km
W123 300D 1978 188000km
http://clubew123portugal.com/forum/viewtopic.php?t=122
W124 300D 1990 86000km
- vitvaz
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 827
- Joined: Tue Sep 19, 2006 18:57
- Location: Póvoa de Varzim
Boas
Benvindo ao nosso cantinho!!!
Pela foto o carro pareçe estar bom! Mas é claro que engana muito!! É evidente que senddo um carro raro vale a pena um investimento um pouco maior, pois no resultadio final tambem se irá notar!!!
Um abraço e continue por cá
Pela foto o carro pareçe estar bom! Mas é claro que engana muito!! É evidente que senddo um carro raro vale a pena um investimento um pouco maior, pois no resultadio final tambem se irá notar!!!
Um abraço e continue por cá
Sócio nº 3
- MGodinho
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 187
- Joined: Sat Nov 24, 2007 15:25
- Location: Elvas
- HugoTeixeira
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 973
- Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
- Location: V. N. Gaia
A julgar pela foto que colocou, e sem saber muito sobre o carro posso-lhe indicar que para o que pretende, o restauro deve ficar por volta dos 1500€. Ou seja, revisão superficial ao motor, filtros, liquidos (oleos, valvolina, etc.), revisão à suspenção, correias, banho novo (tratar algum podre que possa ter), interiores, travoes, pneus e revisão de parte electrica. Estou-lhe a dar um valor por alto, certamente se o carro estiver em bom estado não chegará a este valor.
-
Bunnydad
- Posts: 8
- Joined: Tue Dec 30, 2008 14:09
Re: Gastos com restauro
Boas ,acabei de me iniciar nesta andança ,tenho um 240d de 82 que vai precisar de muita coisa (lol),alias o habitual para um "automovel tão jovem",tem a minha idade ,como era do meu pai o investimento inicial ja esta assegurado mas como tem um grande valor sentimental para o meu pai e para mim vamos por maos a obra.prometo por fotos de como ele esta agora e como vai ficar.
e claro qq duvida conto com todos voces.
e claro qq duvida conto com todos voces.
- zixsix
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 440
- Joined: Wed Feb 13, 2008 7:17
- Location: Albufeira e Braga
Re: Gastos com restauro
a solução mas viável é tirar um dia para correr as oficinas..
levar fotos do carro e perguntar preços, condições, ver a experiência nesse tipo e trabalhos etc etc
caso contrário é dificel tomar decisões.
levar fotos do carro e perguntar preços, condições, ver a experiência nesse tipo e trabalhos etc etc
caso contrário é dificel tomar decisões.
Saudações
Luís Fernandes
Luís Fernandes
-
schima
- Posts: 14
- Joined: Sun Nov 23, 2008 23:08
- Location: Loures
Re: Gastos com restauro
Boas,
eu gastei perto de 20.000 Euros a restaurar a minha carrinha, já incluí o valor de compra.
Fui eu que fiz o trabalho todo, exepto tirar mossas(podres não tinha).
Tudo depende da tua percepção de um restauro.
Como diz o Hugo: 1500 euros para "lavar a cara" deve chegar mas aí também ja depende muito da qualidade da pintura.
A questão será sempre: o que vale o carro/carrinha para ti?
O que aprendi ao longo dos anos nestas andanças: é um poço sem fundo...
eu gastei perto de 20.000 Euros a restaurar a minha carrinha, já incluí o valor de compra.
Fui eu que fiz o trabalho todo, exepto tirar mossas(podres não tinha).
Tudo depende da tua percepção de um restauro.
Como diz o Hugo: 1500 euros para "lavar a cara" deve chegar mas aí também ja depende muito da qualidade da pintura.
A questão será sempre: o que vale o carro/carrinha para ti?
O que aprendi ao longo dos anos nestas andanças: é um poço sem fundo...
Mais vale estar calado e pensar que somos idiotas, do que abrir a boca e confirmar todas as suspeitas.
MB W123 300 TDT de '83 - totalmente restaurada com quase full extras(só falta o AirBAG)
MB W140 300 Turbodiesel de '97 - carro do dia-a-dia
MB W123 300 TDT de '83 - totalmente restaurada com quase full extras(só falta o AirBAG)
MB W140 300 Turbodiesel de '97 - carro do dia-a-dia