Page 1 of 1

Duvida de motor 200d/240d

Posted: Sun Mar 02, 2008 4:18
by joaopestana
Ola a todos:
Comprei recentemente um w123. Estou espantado, é do melhor! :grin:
Trata-se de um 200d de livrete embora o antigo dono me tivesse dito que tinha a mecanica 240d. Existe alguma forma simples de comprovar isso?
Agradecia muito se alguém me pudesse ajudar.
Cumprimentos a todos...

Posted: Sun Mar 02, 2008 10:53
by JoaquimLino
Olá fiquei na duvida sobre ao que te referes da mecánica.
Queres saber se tens um motor 240D?
É que a mecánica do 200,220 e 240 são iguais, tem um motor de quatro cilindros tudo funciona da mesma forma e a unica diferença que existe é a "potencia" cilindrada e para determinar isso é necessário medir os cilindros abrindo o motor.
No entanto se verificares o nº do motor e for igual ao que está registado na placa junto ao fecho do capô tens a resposta... Caso o numero seja diferente passas na mercedes e eles devem poder dar-te a informação correcta.

Espero ter-te ajudado.

Posted: Sun Mar 02, 2008 13:25
by hostiasamigo
recentemente comprei um w123.

Boa compra 8) !!

Posted: Sun Mar 02, 2008 15:46
by 220D
joaopestana

A diferênça do 200D para o 240D pode ser vista a olho nu olhando aqui:-

http://clubew123portug.forumvila.com/cl ... out51.html

as fotos falam.

Depois olhar para o nùmero gravado no bloco motor lado direito ou esquerdo mas penso que é esquerdo :-

se é 200D começa por:- 615940-..-......

o n° do Chassi começa por:- 123 120


se tem um motor 240D:-

o Chassi não muda

e o motor começa por :-616912-..-......


Para uma ideia mais clara

200D:-
chassi - 123 120
motor - 615 940

220D : -
chassi - 123 126
motor - 615 941

240D : -
chassi - 123 123
motor - 616 912

300D : -
chassi - 123 105
motor - 617 912

Abraço

220D

Posted: Sun Mar 02, 2008 16:13
by JoaquimLino
O meu carro é um 300D e o chassi é 123130 ..... e não corresponde á indicação que deu para o modelo.
Agora fiquei sem saber se o erro está no meu carro, ou na indicação que deu.
Sobre o motor de qualquer versão 200, 220 e 240 por fora são todos iguais, excepto na medida dos cilindros e não é fácil destingui-los a não ser pela numeração que eu desconhecia ter relação por cilindrada.

Posted: Sun Mar 02, 2008 16:27
by MGodinho
Boa tarde a todos.

Penso tens razão porque o meu 300D também e um 123 130

Um Abraço
MGodinho

Posted: Sun Mar 02, 2008 17:17
by 220D
Não hà erro nem confusão passo a explicar :-

Para uma ideia mais clara

200D:-
chassi - 123 120
motor - 615 940

220D : -
chassi - 123 126
motor - 615 941

O modelo 204D teve 5 ref. de chassi conforme a evolução
240D : -
chassi - 123 102 / 123 103 / 123 105 / 123 123 / 123 125
motor - 616 912 / 616 912 / 616 912 / 616 912 / 616 912

O 300D teve 3
300D : -
chassi - 123 105 / 123 130 / 123 132
motor - 617 912 / 617 912 / 617 912

Abraço

220D

Posted: Sun Mar 02, 2008 18:03
by JoaquimLino
Ainda bem que o meu carro está bem.
Pois conheço situações de alteração dos numeros do chassi para validar carros que estavam ilegais.
Assim já vou dormir mais descançado.
Obrigado.

Posted: Sun Mar 02, 2008 20:06
by 220D
Com esta foto pode ajudar um pouco mais

Image

Posted: Wed Mar 12, 2008 20:42
by Felismino de Brito Viana
Boas

Os primeiros w123 fazem diferença na admição, têm filtro diferenfe e colectores, penso que seja aproveitamento do w115
cump

Re: Duvida de motor 200d/240d

Posted: Fri Dec 19, 2008 18:17
by NunoHenriques
Os 300 d são fáceis de reconhecer, pelo seu motor de 5 cilindros.
Os 200/240 é que já é necessário ter mais atenção...
Ja agora... Em relação ao motor 3000 sei que existem duas motorizações. Uma 2998 e outra 3008 (salvo erro).
Qual delas a melhor e as principais diferenças?

Cumprimentos,

Nuno

Re: Duvida de motor 200d/240d

Posted: Sat Dec 20, 2008 0:25
by nuno_ferreira
NunoHenriques wrote:Os 300 d são fáceis de reconhecer, pelo seu motor de 5 cilindros.
Os 200/240 é que já é necessário ter mais atenção...
Ja agora... Em relação ao motor 3000 sei que existem duas motorizações. Uma 2998 e outra 3008 (salvo erro).
Qual delas a melhor e as principais diferenças?

Cumprimentos,

Nuno
O 3.005cc é da 1ª série tem 80cv e foi usado até 1981.

O 2.998cc é a sua evolução. Tem 88cv e a mercedes usou-o no W123 até ao fim de produção.

Diferenças: Bomba injectora, aquecimento de velas (em linha no 3.005), etc, etc, etc!

Quanto a qual deles é melhor ... não sei! Mas na versão Coupe (W123 300CD) o motor usado foi sempre o 3.005cc de 80cv! 8) :twisted: :twisted: :twisted: