Page 1 of 2

IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:18
by nuno_ferreira
Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.

Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas. :x

Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.

Então aqui vai:

Carros com PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.

A matricula que conta efectivamente é a primeira matricula, ou seja, a do ano do carro. :P

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:23
by nuno_ferreira
Segundo a informação do funcionário e depois de constatar isso através do livrete do meu Melquior, é de que por erro, em importações mais antigas os serviços apenas têm o registo da primeira matricula Portuguesa.

Assim quem se encontrar nesta situação, apenas precisa de se dirigir a uma repartição de finanças e pedir para actualizar os dados da sua viatura.

Apartir daí a máquina fica isenta de IUC! 8)

Espero ter ajudado. :roll:

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:29
by hostiasamigo
mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:38
by nuno_ferreira
Fases muito bem porque a informação da viatura no sistema das finanças, pelo que me foi dito, tem de ser alterado e não sei se eles passam alguma declaração.

Mas saliento que a informação foi dada na Loja do Cidadão verbalmente. Os funconários publicos são assim! Nunca se dá informações em papel!!! :evil:

Posted: Wed Jun 11, 2008 2:32
by nuno_ferreira
hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar? :roll:

Posted: Wed Jun 11, 2008 10:36
by hostiasamigo
nuno_ferreira wrote:
hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar? :roll:


A matricula portuguesa é de julho, eu é tinha na ideia que era de junho.
Mal saiba aviso...

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Thu Jun 12, 2008 21:25
by mb280e
nuno_ferreira wrote:Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.

Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas. :x

Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.

Então aqui vai:

Carros com PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.

A matricula que conta efectivamente é a primeira matricula, ou seja, a do ano do carro. :P
até 1981... inclusive ou exclusive? É que o meu tem matrícula Suiça de 1981 e portuguesa de 1986, mas o livrete tem a indicação da 1ª matrícula (Dez/1981) e é essa que sempre tem contado para efeitos de "selo".

Posted: Fri Jun 13, 2008 0:30
by nuno_ferreira
Neste caso, a matricula que conta efectivamente está correcta.

Não sei se inclui 81 mas acho que sim. De qualquer forma facilmente confirma numa repartição de finanças se já tem direito a isenção.

Posted: Fri Jul 11, 2008 23:31
by André Reis
boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada

Posted: Sat Jul 12, 2008 22:49
by 300D
André Reis wrote:boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada
Informação correcta.

Só pagam os carros de 1981 e seguintes.

Abraço.
H.F.

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Wed Jul 08, 2009 12:32
by Benny-Danny
Ontem tive problemas com isso... pensava de o meu BENZamin estar isento, visto o carro ser de '79, mas a minha irmã foi pagar o selo do carro dela (que está em nome do meu pai) e disseram que existia lá um Mercedes com o IUC já com multa para pagar (o meu carro também está em nome do meu pai para efeitos de seguro mais baixo).

Fui lá reclamar pois só os carros a partir de '81 INCLUSIVE é que pagavam selo... ora, nas finanças estava a informação que o meu carro era de Nov. de 81 (por isso podem ver o tempo que passou sem eu saber nada do selo...). De facto essa informação estava correcta, o que não estava correcto era a informação de primeira matrícula. O meu carro teve 1ª matricula na Alemanha em Set. '79, e 2ª matricula em Portugal a Nov. '81, e eles tinham lá a informação como primeira matrícula a de portugal apenas, deste modo tinha imposto a pagar.

Após apresentar o Livrete do carro, eles viram que estava realmente mal, corrigiram, e não tive nem terei que pagar imposto a partir de agora...

Aconselho o pessoal cujo carro tenha tido duas matrículas a averiguar essa situação, para não terem "dissabores" ....

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Sat Jul 11, 2009 5:54
by zixsix
tinha ideia errada em relação a isso..

pensei que os carros com mais de 25 anos já não pagavam selo!

este ano ainda não me safo..

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Sat Jul 11, 2009 18:37
by 300D
...e possívelmente para o ano também não. Tenho 1 de 1981 que o ano passado pagou e este ano também. :-(

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Sat Jul 11, 2009 21:59
by André Reis
É so crianças hehehehe, o meu ja nao paga

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Posted: Mon Jul 13, 2009 3:03
by nuno_ferreira
André Reis wrote:É so crianças hehehehe, o meu ja nao paga
Não há nada como ter um W123 "maior de idade"!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: