Page 1 of 2
IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Thu Jun 05, 2008 1:18
by nuno_ferreira
Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.
Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas.
Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.
Então aqui vai:
Carros com
PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.
A matricula que conta efectivamente é a
primeira matricula, ou seja, a do ano do carro.

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:23
by nuno_ferreira
Segundo a informação do funcionário e depois de constatar isso através do livrete do meu Melquior, é de que por erro, em importações mais antigas os serviços apenas têm o registo da primeira matricula Portuguesa.
Assim quem se encontrar nesta situação, apenas precisa de se dirigir a uma repartição de finanças e pedir para actualizar os dados da sua viatura.
Apartir daí a máquina fica isenta de IUC!
Espero ter ajudado.

Posted: Thu Jun 05, 2008 1:29
by hostiasamigo
mas isso são optimas noticias....
o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.
E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Posted: Thu Jun 05, 2008 1:38
by nuno_ferreira
Fases muito bem porque a informação da viatura no sistema das finanças, pelo que me foi dito, tem de ser alterado e não sei se eles passam alguma declaração.
Mas saliento que a informação foi dada na Loja do Cidadão verbalmente. Os funconários publicos são assim! Nunca se dá informações em papel!!!

Posted: Wed Jun 11, 2008 2:32
by nuno_ferreira
hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....
o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.
E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar?

Posted: Wed Jun 11, 2008 10:36
by hostiasamigo
nuno_ferreira wrote:hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....
o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.
E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar?

A matricula portuguesa é de julho, eu é tinha na ideia que era de junho.
Mal saiba aviso...
Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Thu Jun 12, 2008 21:25
by mb280e
nuno_ferreira wrote:Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.
Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas.
Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.
Então aqui vai:
Carros com
PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.
A matricula que conta efectivamente é a
primeira matricula, ou seja, a do ano do carro.

até 1981... inclusive ou exclusive? É que o meu tem matrícula Suiça de 1981 e portuguesa de 1986, mas o livrete tem a indicação da 1ª matrícula (Dez/1981) e é essa que sempre tem contado para efeitos de "selo".
Posted: Fri Jun 13, 2008 0:30
by nuno_ferreira
Neste caso, a matricula que conta efectivamente está correcta.
Não sei se inclui 81 mas acho que sim. De qualquer forma facilmente confirma numa repartição de finanças se já tem direito a isenção.
Posted: Fri Jul 11, 2008 23:31
by André Reis
boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada
Posted: Sat Jul 12, 2008 22:49
by 300D
André Reis wrote:boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada
Informação correcta.
Só pagam os carros de 1981 e seguintes.
Abraço.
H.F.
Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Wed Jul 08, 2009 12:32
by Benny-Danny
Ontem tive problemas com isso... pensava de o meu BENZamin estar isento, visto o carro ser de '79, mas a minha irmã foi pagar o selo do carro dela (que está em nome do meu pai) e disseram que existia lá um Mercedes com o IUC já com multa para pagar (o meu carro também está em nome do meu pai para efeitos de seguro mais baixo).
Fui lá reclamar pois só os carros a partir de '81 INCLUSIVE é que pagavam selo... ora, nas finanças estava a informação que o meu carro era de Nov. de 81 (por isso podem ver o tempo que passou sem eu saber nada do selo...). De facto essa informação estava correcta, o que não estava correcto era a informação de primeira matrícula. O meu carro teve 1ª matricula na Alemanha em Set. '79, e 2ª matricula em Portugal a Nov. '81, e eles tinham lá a informação como primeira matrícula a de portugal apenas, deste modo tinha imposto a pagar.
Após apresentar o Livrete do carro, eles viram que estava realmente mal, corrigiram, e não tive nem terei que pagar imposto a partir de agora...
Aconselho o pessoal cujo carro tenha tido duas matrículas a averiguar essa situação, para não terem "dissabores" ....
Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Sat Jul 11, 2009 5:54
by zixsix
tinha ideia errada em relação a isso..
pensei que os carros com mais de 25 anos já não pagavam selo!
este ano ainda não me safo..
Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Sat Jul 11, 2009 18:37
by 300D
...e possívelmente para o ano também não. Tenho 1 de 1981 que o ano passado pagou e este ano também.

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Sat Jul 11, 2009 21:59
by André Reis
É so crianças hehehehe, o meu ja nao paga
Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO
Posted: Mon Jul 13, 2009 3:03
by nuno_ferreira