Page 1 of 1

Funcionamento da caixa automática

Posted: Mon Nov 17, 2008 20:07
by nuno_ferreira
Vou aproveitar o tópico para tentar esclarecer exactamente .... uma duvida! :oops:

O Melquior como sabem tem caixa automática. No entanto, ou por ter sido mexida por "murcões" ou pelo facto de ser um 250 convertido em 300, ou por outro motivo qualquer, este é o elemento mecánico que mais dores de cabeça me tem dado!!! :evil: :evil: :evil:

Assim vou ver se alguem me consegue esclarecer e ajudar a chegar a algumas conclusões:

Em termos gerais, as passagens fazem-se sempre à mesma velocidade.

-De 1ª para 2ª é quase imediato não sentindo a passagem;

-De 2ª para 3ª passa sempre aos 40/50Kms/Hora;

-De 3ª para 4ª passa também religiosamente aos 60/70Kms/Hora.

A minha primeira duvida prende-se com o facto de utilizadores com o mesmo tipo de caixa dizerem que aliviam o acelerador e a passagem é feita mais cedo ou mais tarde conforme a pressão do acelarador. No Melquior isso não acontece.

As passagens são feitas de forma exactamente igual, alivie ou não o acelarador.

Já me falaram num cabo que liga o acelarador à caixa que tem afinação, mas até ver ninguem me viu fisicamente este problema.

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Mon Nov 17, 2008 20:22
by nuno_ferreira
A segunda duvida surgiu no sabado ao fim do dia.

Pedi ao mecánico onde tenho o "doador de orgãos" para me limpar o motor de arranque e ver se precisava de escovas pois é muito mais rápido a virar do que o do Melquior.

Operação efectuada e o resultado .... excelente!!! :P :P :P Pega que é um mimo!!! Rápido e sempre impecavel! 8)

Saiu da oficina ao fim do dia e venho todo contente para casa quando entro em estrada aberta, .... a caixa já está a chatear novamente!!! As passagens passaram a fazer-se 10 a 20Km/hora mais tarde do que o habitual!!! :evil: :evil: :evil:

Claro que como já era tarde não voltei para trás e como não ia andar com o Melquior no fim de semana deixei-o na garagem para depois pensar no problema.

O facto de mudar o motor de arranque não tem qualquer tipo de implicação com a caixa o que me deixou com a cabeça a andar à roda!

Mas a possibilidade de acidentalmente ter sido afectado algum elemento é possivel.

Ainda na oficina tinha reparado num sintoma algo esquesito: Desligava a chave e ele só 2 ou 3 segundos depois é que desligava o que não acontecia antes.

Pensei: "Boa!!! Lá foi a bomba de vacuo (outra vez)!!!" depois como ligava e desligave pensei que apenas estava sem vacuo e andando com ele isso passava. com os 10 ou 15 Km que fiz, deveria ter carregado o sufuciente para voltar ao normal, mas a verdade é que já desliga em sintonia com a chave, mas continuou a passar de caixa bastante tarde!!!

Como estes dias tenho o chaço da Maria por minha conta, este sim com a caixa automática a funcionar às mil maravilhas (quanto mais não seja porque é uma Picasso com apenas 1.600Km) não peguei ainda no Melquior, mas gostava de ter uma opinião (ou várias) sobre o que expus para ver se deixo de "andar a bater com a cabeça na parede" com este problema!!!

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Tue Nov 18, 2008 17:15
by nuno_ferreira
Obrigado pela opinião.

Vou ver se descobrem algum tubo mexido para tentar ficar outra vez igual.

De qualquer forma vou ver se no sabado vou ao café para ver se o amigo Adaomantunes me esclarece mais algumas coisas.

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Tue Dec 16, 2008 23:00
by schima
boas,

quando se trata de um xanto como tu referiste é muito dificila diagnosticar o problema.

Faz la uma foto do compartimento do motor para ter uma ideia o que axanataram para ai.

"Encavar" uma cx auto é a coisa mais fácil do mundo. Pô-la a funcionar correctamente é outra questão bem mais complexa.

O "cabo" regula o fluxo de oleo hidraulico. O cabo regula o "timing" das mudanças. A afinação tornaa caixa mais lenta ou mais rápida! O vácuo regula a suavidade das engrenagens....

Claro que tentei simplificar ao máximo...

sem foto nao há diagnostico :roll:

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Tue Dec 16, 2008 23:02
by schima
o facto de demorar 3 sec a desligar. O sistema de vacuo pode ter "descarregado" ou tens a membrana da bomba injectora rota/a perder

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Thu Dec 18, 2008 1:40
by nuno_ferreira
schima wrote:o facto de demorar 3 sec a desligar. O sistema de vacuo pode ter "descarregado" ou tens a membrana da bomba injectora rota/a perder
Membrana da bomba injectora????? :?: :?: :?:

Mudei o Servo-freio porque a membrana estava rota, mas não imaginava que a bomba injectora também tivesse influencia! :evil:

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Fri Dec 19, 2008 8:36
by Nuno Pinto
Belo motor amigo Adão, óptimo aspecto :wink:

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Sat Dec 20, 2008 0:57
by nuno_ferreira
De facto o problema de custar a desligar foi só nos primeiros testes de oficina. Depois carregou um pouco e ficou novamente ... impecavel.

Entretanto decidi ir à Mercedes da D.João IV no Porto porque me disseram que tinham um mecanico "expert" em caixas automaticas para testar e afinar a caixa, disse-me que estava a funcionar correctamente e que apenas precisava de uma afinação .... antes tivesse estado quietinho!!!! :evil: :evil: :evil:

Andou entra e sai da oficina até ficar no ponto! :oops: :oops: :oops:

Mas agora parece estar boa.

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Sat Dec 20, 2008 21:02
by JoaquimLino
Ainda bem que foi solucionado o problema, assim já podes dormir mais descansado. :wink: :wink:

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Sat Dec 20, 2008 22:23
by hostiasamigo
há certos pormenores que náo como quem sabe por a mão 8)

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Wed Dec 31, 2008 6:53
by zixsix
nuno_ferreira wrote:
-De 1ª para 2ª é quase imediato não sentindo a passagem;

.
no caso do meu mercedão, sente-se bem a passar de 1ª para a 2ª.

até que domora bastante... tenho que lhe calcar bem no arranque...

de resto todo normal.. só o incio é que parece esquezito.. será normal?

também ainda é novidade para mim as caixa automáticas.

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Wed Dec 31, 2008 10:18
by xitooo
Um tipo que conheci há uns anos atrás que era um daqueles vendedores de carros que faziam negócios ao pé do café NOVA LUA ( já não existe) na R. de Santos Pousada, ensinou-me um truque muito útil para ir buscar potência e acelaração:
- basta fazer "duplo clique" ( como no rato do computador) o pé carrega duas vezes no acelarador e é como se de 4ª ele passasse para 3ª,,, uma espécie de redução.
- Também funciona para ultrapassagens mais seguras.
- Os motoristas dos MB dos STCP fazem isso muitas vezes.

Re: Funcionamento da caixa automática

Posted: Sat Jan 24, 2009 23:51
by zixsix
xitooo wrote:Um tipo que conheci há uns anos atrás que era um daqueles vendedores de carros que faziam negócios ao pé do café NOVA LUA ( já não existe) na R. de Santos Pousada, ensinou-me um truque muito útil para ir buscar potência e acelaração:
- basta fazer "duplo clique" ( como no rato do computador) o pé carrega duas vezes no acelarador e é como se de 4ª ele passasse para 3ª,,, uma espécie de redução.
- Também funciona para ultrapassagens mais seguras.
- Os motoristas dos MB dos STCP fazem isso muitas vezes.

já me falaram qualquer coisa disso...

eu por exemplo, quando vou autropassar desacelero e volto a carregar pata a fundo :roll: