Encontro Regional em Amarante

É sempre bom recordar o passado!
Post Reply
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Encontro Regional em Amarante

Post by JoaquimLino »

Olá

Estamos a organizar um Encontro Regional na bonita cidade de Amarante.

O principal motivo desta iniciativa é dar a conhecer a região e proporcionar um excelente convivio a todos os aficionados dos Mercedes W123. ´

O encontro será realizado no dia 27 de Março nessa cidade, onde haverá lugar a um desfile com as nossos carros e ao qual se seguirá um almoço no restaurante Espelho Meu.

Ementa:
- Entradas variadas
- Sopa
- Lombo de porco recheado assado no forno ou alternativa Filetes de Pescada
- Vinhos da Casa
- Sobremesas variadas
- Café


O preço por adulto é de 13€ ( para crianças dos 5 aos 12 anos o prêço será de 6,50€).

Ponto de encontro para quem vem de sul e zona do grande Porto, na estação de serviço "Galp" Aguas Santas, pelas 09:00 horas. "atenção que muda a hora nessa noite".
O percurso será feito pela Nacional até Amarante, daí para a frente podem ir-se juntando á caravana na nossa passagem.

Os carros vão ficar expostos num parque cedido pela camara de Amarante, junto ao rio mesmo em frente ao restaurante Espelho meu, lado oposto á igreja de S.Gonçalo .

Para quem quiser, antes do almoço pode visitar o museu Municipal de Amadeo de Souza-Cardoso 1€ por pessoa.

Qualquer duvida tel. 919853299


Contamos contigo!!

Leceiro - 2 Adultos
Karl Benz - 1 Adultos Lombo porco assado
Nuno Moreira - 3 Adultos
Vitor Oliveira - 1 Adultos
Américo Pinto - 1 Adultos
Joaquim Lino - 2 Adultos 1 Lombo porco assado 1 Filetes
Miguel - 2 Adultos 2 Crianças 2 Lombo porco assado
Manoum - 2 Adultos 1 Criança
Paulo Olival - 2 Adultos
Duarte - 2 Adultos e Talvez + 3
Paulo Machado - 2 Adultos
Nuno Tinta - 2 Adultos 2 Lombo porco assado
Vitor Vaz - 4 Adultos+ 1 Criança Lombo porco assado
António Freitas - 1 Adulto
Last edited by JoaquimLino on Fri Mar 25, 2011 19:49, edited 5 times in total.
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
User avatar
Leceiro
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1224
Joined: Thu Feb 26, 2009 16:12

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by Leceiro »

Olá Lino,

Amarante é uma óptima escolha... 8)

Quase garantidamente contas comigo e com a minha co-piloto, dado que deveremos estar pelo Norte nesse fds.

Só não vou é de W123... Devo levar um modelo um pouco mais recente... :roll:

Fico para o fim da fila, no desfile dos W123! :wink:

Um abraço,

António
Image
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

OK Lino,

Boa Escolha!

A cidade de Amarante tem muito bons acessos e é muito bonita.


Image

Amarante é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 11 261 habitantes, sendo assim a 81ª maior cidade do país, em termos demográficos.

É sede de um município com 299,25 km² de área e 61 029 habitantes (2004), subdividido em 40 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Celorico de Basto, a nordeste por Mondim de Basto, a leste por Vila Real e por Santa Marta de Penaguião, a sul por Baião, Marco de Canaveses e Penafiel, a oeste por Lousada e a noroeste por Felgueiras.

No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade, é membro da Comunidade Urbana (ComUrb) do Baixo Tâmega, constituída por 7 municípios, que no seu total contabilizam 198 058 habitantes em 2001, sendo Amarante também a sua capital.

O comércio e o serviços centram-se principalmente na cidade de Amarante e em Vila Meã, que constituem os dois principais núcleos urbanos do concelho. O actual presidente da Câmara Municipal de Amarante é Armindo Abreu, do Partido Socialista.
História

Amarante teve provavelmente a sua origem nos povos primitivos que habitaram a serra da Aboboreira (habitada desde a Idade da Pedra), embora se desconheça exactamente o nome dos seus fundadores. Contudo, só começou a adquirir importância e visibilidade após a chegada de São Gonçalo (1187-1259), nascido em Tagilde, Guimarães, que aqui se fixou depois de peregrinar por Roma e Jerusalém. A este santo se atribui a construção da velha ponte sobre o Rio Tâmega.

Amarante torna-se alvo de peregrinações e a povoação foi crescendo. Já no Século XVI, D. João III ordena a construção do Mosteiro de São Gonçalo sobre a capela junto à ponte sobre o Rio Tâmega, onde segundo a tradição São Gonçalo terá vivido e foi sepultado.

Em 1763, ocorre a derrocada da velha Ponte de São Gonçalo devido às cheias do Rio Tâmega. Nos anos seguintes foi reconstruída com o aspecto que ainda hoje apresenta.

No início do Século XIX, Napoleão Bonaparte tenta invadir Portugal e sobre Amarante passaram também estas invasões francesas, sendo palco do heróico episódio da Defesa da Ponte de Amarante que valeu ao General Silveira o título de Conde de Amarante e a própria vila de Amarante teve a honra de ser agraciada com o colar da Ordem Militar da Torre e Espada que reflecte no seu brasão municipal. Após este episódio criam-se planos para a reconstrução da vila, pois os franceses tinham incendiado quase a totalidade das casas.

As reformas liberais do séc. XIX reorganizaram administrativamente o território e em 1855 extinguiram-se os municípios de Gouveia, Gestaço e Santa Cruz de Ribatâmega, tendo o de Amarante recebido a maioria das suas freguesias e ainda algumas de Celorico de Basto.

O apogeu cultural dá-se nos inícios do Século XX, graças a amarantinos como Teixeira de Pascoaes nas letras e Amadeo de Souza-Cardoso na pintura.

Amarante adquiriu estatuto de cidade a 8 de Julho de 1985, sendo esta também a data do seu feriado municipal.


Geografia

O concelho de Amarante é fortemente marcado pelo seu relevo. Além disso, é também maior concelho do Distrito do Porto, tendo cerca de 29000 hectares de superfície (299,25 km²). Atravessado pelo rio Tâmega, cerca de 80% da superfície do concelho encontra-se abaixo dos 600 metros de altitude. No entanto, tal situação não impede de nele estar inserida uma das mais altas serras do país, o Marão, que tem cumes que atingem os 1450 metros, e a serra da Aboboreira. Outros rios que passam ao longo do concelho são o Ovelha e o Olo.

O solo é maioritariamente formado por granito, com predomínio da biotite. Há também algumas zonas de xisto dispersas pelo concelho.
Economia

As principais actividades económicas do concelho são a agricultura, presente em todas as freguesias, da qual se destaca a produção de vinhos verdes. Outros sectores importantes são a construção civil, a transformação de madeiras, o pequeno comércio e a indústria.

A pecuária, a silvicultura, a hotelaria e a metalomecânica, juntamente com os serviços, completam o tecido económico das várias freguesias que compõem o concelho. O turismo é um sector com fortes potencialidades, dadas as características ambientais e patrimoniais do concelho.

No passado, o sector secundário foi uma das principais marcas de progresso do concelho. No entanto, tal como em várias outras regiões do país, nos últimos anos assistiu-se ao encerramento de importantes fábricas de mobiliário e metalomecânica, que afectaram a economia local.


Comunicação social

No concelho existem vários jornais e rádios a trabalhar activamente. Entre as muitas edições semanais ou mensais concelhias, destacam-se o «Jornal de Amarante», o «Repórter do Marão», e o «Notícias de Figueiró».

A nível de rádio, existem duas: a «Rádio Clube de Amarante» e a «Emissora Regional de Amarante». Ambas emitem em FM.


(Texto: wikipeda)
Image

Image

Image

Image

Image

Image
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
300D
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1563
Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
Location: Coimbra

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by 300D »

Cá para mim, este novo Secretário não tarda muito está a pedir aumento. :mrgreen:

Como o meu Becker mais antigo não capta muito bem ondas médias ( funciona melhor em FM ), será mais um pretexto para ver se arranjo companhia para a viagem. :wink:
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

Humberto, o AUMENTO de trabalho está a chegar... mas se não deixar acumular e com a ajuda de todos o NOSSO CLUBE será ainda MAIOR! :mrgreen:


Com música ou sem ela VEM daí - fazes sempre falta!

Abraço, amigo.

PS: conto com a tua experiência
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
Karl Benz
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 21
Joined: Tue Oct 26, 2010 22:25
Location: Feira

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by Karl Benz »

Olá a todos !

Se deus quiser, …não eu…;
se o tempo estiver bom, e eu acordar a tempo;
se não faltar o "gasoil" (que isto das crises está a tornar-se moda, com o preço do mesmo a disparar e os transportadores em greve);
se eu não me perder e conseguir encontrar o caminho;

… obviamente contem comigo, PORQUE SEM FALTA, LÁ ESTAREI – 1 ADULTO

Abraço a todos e parabéns à nova direcção eleita.

Carlos Resendes
MERCEDES BENZ W123 = "Star quality".
User avatar
nuno_moreira
Membro 250 Long
Posts: 296
Joined: Wed Jul 15, 2009 14:46
Location: Gondomar

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by nuno_moreira »

Boas amigos,

Parece-me uma excelente ideia e o local fantástico... :biggrin:

A ementa faz crescer água na boca ... :mrgreen: a nova direção está a entrar com o pé direito... :mrgreen:

Ou será com o garfo direito?! :mrgreen:

Se tudo correr como previsto que no "José" vámos ser tréz.

Com amizade,
Nuno Moreira
Image

Há carros, Mercedes W123 é um Automovel.....\0/
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

Para que fique "oficializado"

Jorge + Dulcineia = 1 adulto



:
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by JoaquimLino »

manoum wrote:Para que fique "oficializado"

Jorge + Dulcineia = 1 adulto



:

A Dulcineia o que vai comer??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

Óh Presidente, não te preocupes que a Dulcineia é de bom sustento.
(Já vai com o papo cheio de casa)
:biggrin:
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
vitvaz
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 827
Joined: Tue Sep 19, 2006 18:57
Location: Póvoa de Varzim

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by vitvaz »

Boas

Podes contar comigo e com mais 3 adultos. Vou tentar levar o meu peste!! :twisted:

Abraço
Sócio nº 3
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

Actualização:

2 adultos e uma amostrinha :mrgreen:


Vamos lá pôr ponto de encontro para quem vai pela nacional e para quem vai pela Auto-Estrada (e horas)

Abraço
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
Leceiro
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1224
Joined: Thu Feb 26, 2009 16:12

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by Leceiro »

Para o repasto é uma dose de lombo e outra de filetes...

Abraço,

António
Image
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by manoum »

manoum wrote:Actualização:

2 adultos e uma amostrinha :mrgreen:


Vamos lá pôr ponto de encontro para quem vai pela nacional e para quem vai pela Auto-Estrada (e horas)

Abraço
e todos a filetes de pescada
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
vitvaz
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 827
Joined: Tue Sep 19, 2006 18:57
Location: Póvoa de Varzim

Re: Encontro Regional em Amarante

Post by vitvaz »

Boas,

O ponto de encontro fica para a Área de serviço de Águas Santas, na A4 sentido Porto Amarante, logo a seguir ao Túnel.

A Hora de encontro será ás 9 para partir logo de seguida seguindo as estradas nacionais.Entramos em Ermesinde na N208 e depois a partir de Valongo seguimos pela N15 passando por Paredes e Penafiel.

Ficamos à espera que ninguém se atrase :twisted:

Abraço
Sócio nº 3
Post Reply