IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by nuno_ferreira »

Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.

Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas. :x

Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.

Então aqui vai:

Carros com PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.

A matricula que conta efectivamente é a primeira matricula, ou seja, a do ano do carro. :P
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Post by nuno_ferreira »

Segundo a informação do funcionário e depois de constatar isso através do livrete do meu Melquior, é de que por erro, em importações mais antigas os serviços apenas têm o registo da primeira matricula Portuguesa.

Assim quem se encontrar nesta situação, apenas precisa de se dirigir a uma repartição de finanças e pedir para actualizar os dados da sua viatura.

Apartir daí a máquina fica isenta de IUC! 8)

Espero ter ajudado. :roll:
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Post by hostiasamigo »

mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Daniel Semião

Image
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Post by nuno_ferreira »

Fases muito bem porque a informação da viatura no sistema das finanças, pelo que me foi dito, tem de ser alterado e não sei se eles passam alguma declaração.

Mas saliento que a informação foi dada na Loja do Cidadão verbalmente. Os funconários publicos são assim! Nunca se dá informações em papel!!! :evil:
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Post by nuno_ferreira »

hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar? :roll:
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Post by hostiasamigo »

nuno_ferreira wrote:
hostiasamigo wrote:mas isso são optimas noticias....

o meu primeira matricula alemã data de 1979, a segunda matricula portuguesa data de 1986.

E tinham me dito nas finanças que contava era a portuguesa, sendo assim como dizes, impecável já não paga selo. Estava a pensar ir compra-lo na sexta menos uma despesa, mas não é que duvide de ti mas vou passar lá para ter certeza.
Já conseguiste confirmar? :roll:


A matricula portuguesa é de julho, eu é tinha na ideia que era de junho.
Mal saiba aviso...
Daniel Semião

Image
mb280e

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by mb280e »

nuno_ferreira wrote:Todos conhecem o IUC ou como se chamava antigamente, Imposto de Circulação.

Já muito se falou sobre o facto dos carros antigos estarem ou não isentos e não havia certezas. :x

Hoje fui à Loja do Cidadão e aproveitei o facto de ir pagar o respectivo imposto para outro carro para esclarecer esta situação.

Então aqui vai:

Carros com PRIMEIRA matricula até 1981 estão isentos.

A matricula que conta efectivamente é a primeira matricula, ou seja, a do ano do carro. :P
até 1981... inclusive ou exclusive? É que o meu tem matrícula Suiça de 1981 e portuguesa de 1986, mas o livrete tem a indicação da 1ª matrícula (Dez/1981) e é essa que sempre tem contado para efeitos de "selo".
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Post by nuno_ferreira »

Neste caso, a matricula que conta efectivamente está correcta.

Não sei se inclui 81 mas acho que sim. De qualquer forma facilmente confirma numa repartição de finanças se já tem direito a isenção.
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
User avatar
André Reis
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 385
Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
Location: Lisboa

Post by André Reis »

boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada
300D
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1563
Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
Location: Coimbra

Post by 300D »

André Reis wrote:boas
o meu é de 07/1979 esta isento e nem sequer titulo de isençao me deram dizem que nao é preciso isto nas finanças, so espero que a informaçao nao esteja errada
Informação correcta.

Só pagam os carros de 1981 e seguintes.

Abraço.
H.F.
Benny-Danny
Membro 220D
Posts: 122
Joined: Mon Apr 06, 2009 14:56
Location: Alentejo
Contact:

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by Benny-Danny »

Ontem tive problemas com isso... pensava de o meu BENZamin estar isento, visto o carro ser de '79, mas a minha irmã foi pagar o selo do carro dela (que está em nome do meu pai) e disseram que existia lá um Mercedes com o IUC já com multa para pagar (o meu carro também está em nome do meu pai para efeitos de seguro mais baixo).

Fui lá reclamar pois só os carros a partir de '81 INCLUSIVE é que pagavam selo... ora, nas finanças estava a informação que o meu carro era de Nov. de 81 (por isso podem ver o tempo que passou sem eu saber nada do selo...). De facto essa informação estava correcta, o que não estava correcto era a informação de primeira matrícula. O meu carro teve 1ª matricula na Alemanha em Set. '79, e 2ª matricula em Portugal a Nov. '81, e eles tinham lá a informação como primeira matrícula a de portugal apenas, deste modo tinha imposto a pagar.

Após apresentar o Livrete do carro, eles viram que estava realmente mal, corrigiram, e não tive nem terei que pagar imposto a partir de agora...

Aconselho o pessoal cujo carro tenha tido duas matrículas a averiguar essa situação, para não terem "dissabores" ....
User avatar
zixsix
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 440
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:17
Location: Albufeira e Braga

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by zixsix »

tinha ideia errada em relação a isso..

pensei que os carros com mais de 25 anos já não pagavam selo!

este ano ainda não me safo..
Saudações
Luís Fernandes
300D
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1563
Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
Location: Coimbra

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by 300D »

...e possívelmente para o ano também não. Tenho 1 de 1981 que o ano passado pagou e este ano também. :-(
User avatar
André Reis
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 385
Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
Location: Lisboa

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by André Reis »

É so crianças hehehehe, o meu ja nao paga
Abraços

André Reis
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Re: IMPOSTO UNICO DE CIRCULAÇÃO

Post by nuno_ferreira »

André Reis wrote:É so crianças hehehehe, o meu ja nao paga
Não há nada como ter um W123 "maior de idade"!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
Post Reply