Quando se vai comprar...

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
Post Reply
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Quando se vai comprar...

Post by manoum »

Por estes dias vou ver um 240d (possível compra) e nada melhor que perguntar aqui aos amigos o que verificar.

Já sei que se deve começar pela carroçaria (ferrugens, podres (caves de roda,traseira e fundos)),

mas e as folgas de transmissão? (se ouvir uma pancada seca é mau).

Qual é o teste ao motor de retirar o tubo de respiro e ver se ele espirra?
o ponteiro da pressão do óleo - qual deve ser o comportamento ideal?




Fica também o tópico criado pois acho que vai ser útil aos que pensam comprar um w123 (todos podem e deviam participar...)
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
esturica
Baby W123
Posts: 42
Joined: Wed Oct 01, 2008 21:43
Location: Matosinhos

Re: Quando se vai comprar...

Post by esturica »

Caro manoum,

pediu-me conselhos mas eu não sou a pessoa mais indicada para os dar, os dois w123 que comprei bem como todos os automóveis que tive, comprei-os impulsivamente, nunca levei um mecânico comigo sequer :oops: . Até hoje posso dizer que tive sorte, espero continuar assim com a minha última aquisição, só saberei prái na quarta quando vier da revisão :idea: .

Boa sorte para a compra.
300 d 1979 Branco (White Star) 261.000Kms.
240 d 1978 Verde (Machibombo) 318.000kms.
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Re: Quando se vai comprar...

Post by JoaquimLino »

Os problemas na aquisição nem sempre são detectados á primeira vista, tudo vai depender do estado da viatura e de quem está a vender "particular ou profissional".
Pois se for particular em principio vai mostrar-te os problemas de que tem conhecimento, já o profissional vai tentar enganar-te e esconder o máximo de maselas possiveis.
Tens que identificar quais os problemas mais frequentes e saber como localiza-los, porque alguns não são assim tão fáceis. O ideal numa compra é levar alguem que tenha conhecimentos e experiencia em w123, pois o contacto, a prática de condução e o uso frequente de um w123 dão uma melhor apreciação global do seu estado.

Existem muitos pontos que podem ajudar:

- Desgaste do volante
- Desgaste das borrachas dos pedais
- Borrachas dos vidros ressequidas e partidas
-Tablier rachado
-Onduladelas nos vários paneis "Guarda-lamas, portas, embaladeiras" batidelas.
- Frisos
- Conservação dos interiores "desgaste dos bancos, manipulos das portas e dos vidros, comandos das luzes, etc"
- Ferrugem "Portas, embaladeiras, mala, calhas e debaixo dos tapetes"
- Cor e conservação das opticas, farolins
- Estado dos frisos
- Diversas tonalidades na pintura
- Na parte da macánica estes w123 vieram para durar, aqui nem sempre é fácil detectar os problemas.

Como vês existem muitos pontos que podem ser avaliados, enumerei alguns mas existem muitos mais, procura levar sempre alguem que tenha alguns conhecimentos para te ajudar.

Isto tudo, porque o Amor as vezes cega.
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Quando se vai comprar...

Post by manoum »

OBRIGADO!!!

Sei que estas dúvidas podiam ser esclarecidas no "cafézinho DV" mas como o JoaquimLino sabe, é difícil p mim ao Sábado.

O W123 que fiquei de ir ver é de particular, mas fiquei de ir vê-lo à noite (que não me agrada por razões óbvias).
Obrigado pelos conselhos.

Vou vê-lo e depois, se me permitem, ainda mando PM ao Adão ou ao JoaquimLino que sempre se disponibilizam.
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
xitooo
Posts: 7
Joined: Tue Dec 23, 2008 19:07
Location: Aveiro e Porto
Contact:

Re: Quando se vai comprar...

Post by xitooo »

Agora que já fiz a minha apresentação, venho a este tópico esclarecer allgumas dúvidas que possam restar a meu respeito e pedir-vos simultaneamente ajuda na minha aquisição --> (ou não.... )
:P Primeiro, além de uma enorme paixão estética por este carro.... há outros motivos que me levam a gostar do w123: Tem muito estilo, é grande, é confortável, robusto, mais ou menos económico e é fiável.
Mas todos sabemos que o k se está a passar com os w114, daqui a uns anos vai passar-se com os w123: falta de peças e problemas de folgas e de desgaste.

:roll: isto leva-me a reflectir que a aquisição de um w123 nesta altura, para utilizar diariamente, implica a compra de um em bom estado.

:cry: Para gastar dinheiro na compra e depois gastar dinheiro a repará-lo não estou lá muito inclinado.... mas... nunca se sabe. Depende ....
Por exemplo: -pode ser que um vendedor proponha um preço e diga-me: "olhe, mas aconselho-o a gastar a curto prazo dinheiro nisto, naquilo e nacoloutro" TUDO BEM! isso é honestidade!!!!

Mas muitos dos que estão à venda dizem "faz uma óptima compra " e depois vai-se a ver e é uma aldrabice (é bombas de injecção que não funcionam, filtros de depósito entupidos, direcções assistidas com fugas, cardans "presos", chassis rôtos e/ou cheios de ferrugem - e toca a ir ao chapeiro gastar 1000€, fugas no motor, suspensões danificadas, painéis de chapa desalinhados, plásticos que estão amarrados com arames e cola e outras invenções como rebites e sei lá mais o quê........) e depois eu ia dizer "ai que saudades do meu MAZDA!!"

Vejam-me antes como alguém que quer comprar um w123 em condições e que não se está para chatear muito a repará-lo constantemente ( que já percebi que é o caso de muitos proprietários destes carros). Embora há aquelas pequenas reparações do dia-a-dia que não me importo.
Já estou habituado no meu a andar de volta dos faróis a alinhá-los, a corrigir as asneiras que os chapeiros já fizeram nos meus guarda-lamas (ficaram todos tortos e eu corrigi-os), a melhorar o deslize dos vidros eléctricos, a mudar óleo dos travões e a afinar a travagem..... enfim o trivial.
Mas imaginem o k é trocar para um com problemas de motor, caixa, suspensão, embraiagem, vidros encravados.... Meu deus seria a minha maior asneira, percebem?
Outra hipótese é comprar, um que tenha sido "descascado" e reparado ao nível do chassis e da chapa ( mas tb já percebi que isso implica desembolsar mais de 5mil €!! - e nisso eu só estaria interessado se fosse um bom investimento - ainda não desisti dessa hipótese)

Estou a pensar nesta e vou vê-la amanha.
http://www.standvirtual.com/index.php?o ... id=p322497
im0077na1.jpg
depois conto-vos como foi.

Abraço a todos e desejem-me sorte na minha caminhada.... vou continuar a seguir a estrela.
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Re: Quando se vai comprar...

Post by JoaquimLino »

Essa foi fotografada por mim em Coimbra. :wink: :wink:
Agora quanto á compra, tens que vêr o estado geral do carro e depois comenta.
Vê com calma e muita atenção, tens a possibilidade de saber muitas informações, pois segundo diz o vendedor, é o unico propriétario.
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Re: Quando se vai comprar...

Post by hostiasamigo »

suspençao pneumatica

esperemos que funcione lloll

Boa sorte :mrgreen:
Daniel Semião

Image
Post Reply