Page 1 of 1

Temperatura do motor

Posted: Sun Jun 15, 2008 20:14
by hostiasamigo
Abro este tópico, com o objectivo que postem uma foto ou simplesmente escrevem qual costuma ser a temperatura do vosso w123:

1º indiquem o motor, 1º ou 2º série, cilindrada, e touring se for o caso

2º que velocidades, por exemplo, velocidades constantes, com ar condicionado ligado ou não:

- 90km/h
- 130km/h
- Em engarrafamento

Consoante o que aqui se postar já ficam a saber, se o ternometro andam fino, se o termostato dispara ou se esta na altura de mudar o radiador e aplicar um maior (esperemos que não) Lol

Óbvio que se tiverem conhecimento de outro pormenor importante não hesitem. Ninguém sabe tudo.

Posted: Sun Jun 15, 2008 20:47
by HugoTeixeira
O Neca costuma:

- a 90-100Km/h ir abaixo do 80º
- a 120-130km/k ir perto dos 90º
- em engarrafamentos ir aos 80º

Em todo o caso tenho de rectificar a parte de cima do radiador pois perde água por lá.

Posted: Fri Jun 20, 2008 2:14
by hostiasamigo
240D motor 2º série

autoestrada apartir dos 120km/h em dia de sol

Image

auto estrada 110km/h ou em nacional 90km/h

Image

Re: Temperatura do motor

Posted: Mon Dec 14, 2009 14:46
by manoum
Aproveito o tópico para perguntar:

Quando o ponteiro está entre os 80º e os 100º, o tubo inferior do RADIADOR ao Porta-Termostato já devia estar quente e não frio (nem sequer morno)?

O tubo superior aquece bem, o radiador Behr está novo bem como todos os tubos, não desaparece anticongelante.

Que acham, encomendo um termostato? ou será uma gestão de energia térmica extraordinária do meu 300d :wink: :?:

Já agora, alguém sabe preço relativamente actualizado do termostato?

Não me apetece desmontar e testar o dito cujo só porque acho que ele está preguiçoso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e opinem no tópico iniciado pelo amigo HOSTIAS

Re: Temperatura do motor

Posted: Mon Dec 14, 2009 21:29
by André Reis
boas é uma boa pergunta porque tambem ja reparei nisso antes de ter o problemita com o meu mas depois disso nao liguei mais ao assunto e como ja nao ando com ele prai a 2 meses nem o tenho ao pe de mim nao posso fazer a comparaçao mas em regra geral os tubus ficam todos a mesma temperatura

Re: Temperatura do motor

Posted: Mon Dec 14, 2009 22:11
by André Reis
sim convem nao abusar no anticongelante principalmente naqueles motores que andam so com anticongelante da marca "del cano", o anticongelante custuma ter dentes muito aguçados para a ferrugem e depois fica tudo no radiador e normalmente tambem se manifesta nas relas do motor que se corroem mais facilmente

Re: Temperatura do motor

Posted: Tue Dec 15, 2009 10:00
by manoum
Sim, o melhor é um bom anticongelante!

E, meus caros, experientes e sábios amigos da Mecânica Auto e Afins, :wink:

:idea: MUDO ou NÃO MUDO o preguiçoso? :idea:

Abraço

Re: Temperatura do motor

Posted: Tue Dec 15, 2009 14:54
by nuno_ferreira
Isso considerasse mecánica ou culinária??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Temperatura do motor

Posted: Tue Dec 15, 2009 16:23
by 300D
Eu chamo-lhe um chá de termostato. :mrgreen:

Re: Temperatura do motor

Posted: Tue Dec 15, 2009 20:15
by manoum
adaomantunes wrote:pois! a preguiça :mrgreen:
mas o teste pode ser feito na cozinha, tem é que se desmontar o termostato.
uma panela,agua,um termómetro e deixar aquecer até ver a que temperatura começa a abrir.
fácil não? :mrgreen:
dá só um bocadinho de trabalho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
pode-se prender um fio à membrana que vai abrir (com a ponta de uma faca levantar um bocadinho e prender o fio) e pendura-lo,quando cair é sinal que está a começar a abrir

Isso sei eu fazer e já vi fazer e ajudei a fazer (em tempos idos)...

Agora, perante os sintomas, ponho-me já a armar em Chef 8) ou espero até ao Verão (dias quentes)? :oops:

É que o sintoma é só o tubo debaixo não aquecer, mas com um tempo destes... :biggrin:

Abraço

Re: Temperatura do motor

Posted: Tue Jan 05, 2010 14:19
by manoum
Pronto, já fui o chef e o termostato está bom. (claro que me muni de um novo caso se justifica-se mudá-lo) :mrgreen:

Tornei a montar no sítio e aproveitei para mudar o anticongelante por um novo bem como limpar o circuito.

O sintoma de tubo inferior frio mantém-se mas em amena cavaqueira com os amigos de cafézinho (Gomes) cheguei à conclusão que é mesmo assim.
O Gomes ainda me chamou a atenção para o manómetro precisar de rectificação apesar de se manter entre os 80ºC e os 100ºC.

(deixo aqui a experiência para que outros se guiem).

Abraço