Page 1 of 1
Temperatura do motor
Posted: Sun Jun 15, 2008 20:14
by hostiasamigo
Abro este tópico, com o objectivo que postem uma foto ou simplesmente escrevem qual costuma ser a temperatura do vosso w123:
1º indiquem o motor, 1º ou 2º série, cilindrada, e touring se for o caso
2º que velocidades, por exemplo, velocidades constantes, com ar condicionado ligado ou não:
- 90km/h
- 130km/h
- Em engarrafamento
Consoante o que aqui se postar já ficam a saber, se o ternometro andam fino, se o termostato dispara ou se esta na altura de mudar o radiador e aplicar um maior (esperemos que não) Lol
Óbvio que se tiverem conhecimento de outro pormenor importante não hesitem. Ninguém sabe tudo.
Posted: Sun Jun 15, 2008 20:47
by HugoTeixeira
O Neca costuma:
- a 90-100Km/h ir abaixo do 80º
- a 120-130km/k ir perto dos 90º
- em engarrafamentos ir aos 80º
Em todo o caso tenho de rectificar a parte de cima do radiador pois perde água por lá.
Posted: Fri Jun 20, 2008 2:14
by hostiasamigo
240D motor 2º série
autoestrada apartir dos 120km/h em dia de sol
auto estrada 110km/h ou em nacional 90km/h

Re: Temperatura do motor
Posted: Mon Dec 14, 2009 14:46
by manoum
Aproveito o tópico para perguntar:
Quando o ponteiro está entre os 80º e os 100º, o tubo
inferior do RADIADOR ao Porta-Termostato já devia estar quente e não frio (
nem sequer morno)?
O tubo superior aquece bem, o radiador Behr está novo bem como todos os tubos, não desaparece anticongelante.
Que acham, encomendo um termostato? ou será uma gestão de energia térmica extraordinária do meu 300d
Já agora, alguém sabe preço relativamente actualizado do termostato?
Não me apetece desmontar e testar o dito cujo só porque acho que ele está preguiçoso
Abraço e opinem no tópico iniciado pelo amigo HOSTIAS
Re: Temperatura do motor
Posted: Mon Dec 14, 2009 21:29
by André Reis
boas é uma boa pergunta porque tambem ja reparei nisso antes de ter o problemita com o meu mas depois disso nao liguei mais ao assunto e como ja nao ando com ele prai a 2 meses nem o tenho ao pe de mim nao posso fazer a comparaçao mas em regra geral os tubus ficam todos a mesma temperatura
Re: Temperatura do motor
Posted: Mon Dec 14, 2009 22:11
by André Reis
sim convem nao abusar no anticongelante principalmente naqueles motores que andam so com anticongelante da marca "del cano", o anticongelante custuma ter dentes muito aguçados para a ferrugem e depois fica tudo no radiador e normalmente tambem se manifesta nas relas do motor que se corroem mais facilmente
Re: Temperatura do motor
Posted: Tue Dec 15, 2009 10:00
by manoum
Sim, o melhor é um bom anticongelante!
E, meus
caros, experientes e sábios amigos da Mecânica Auto e Afins,

MUDO ou NÃO MUDO o preguiçoso?
Abraço
Re: Temperatura do motor
Posted: Tue Dec 15, 2009 14:54
by nuno_ferreira
Re: Temperatura do motor
Posted: Tue Dec 15, 2009 16:23
by 300D
Eu chamo-lhe um chá de termostato.

Re: Temperatura do motor
Posted: Tue Dec 15, 2009 20:15
by manoum
adaomantunes wrote:pois! a preguiça
mas o teste pode ser feito na cozinha, tem é que se desmontar o termostato.
uma panela,agua,um termómetro e deixar aquecer até ver a que temperatura começa a abrir.
fácil não?
dá só um bocadinho de trabalho
pode-se prender um fio à membrana que vai abrir (com a ponta de uma faca levantar um bocadinho e prender o fio) e pendura-lo,quando cair é sinal que está a começar a abrir
Isso sei eu fazer e já vi fazer e ajudei a fazer (em tempos idos)...
Agora, perante os sintomas, ponho-me já a armar em
Chef 
ou espero até ao Verão (dias quentes)?
É que o sintoma é só o tubo debaixo não aquecer, mas com um tempo destes...
Abraço
Re: Temperatura do motor
Posted: Tue Jan 05, 2010 14:19
by manoum
Pronto, já fui o
chef e o termostato está bom. (claro que me muni de um novo caso se justifica-se mudá-lo)
Tornei a montar no sítio e aproveitei para mudar o anticongelante por um novo bem como limpar o circuito.
O sintoma de tubo inferior frio mantém-se mas em amena cavaqueira com os amigos de cafézinho (Gomes) cheguei à conclusão que é mesmo assim.
O Gomes ainda me chamou a atenção para o manómetro precisar de rectificação apesar de se manter entre os 80ºC e os 100ºC.
(deixo aqui a experiência para que outros se guiem).
Abraço