Temperatura do motor

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
Post Reply
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Temperatura do motor

Post by hostiasamigo »

Abro este tópico, com o objectivo que postem uma foto ou simplesmente escrevem qual costuma ser a temperatura do vosso w123:

1º indiquem o motor, 1º ou 2º série, cilindrada, e touring se for o caso

2º que velocidades, por exemplo, velocidades constantes, com ar condicionado ligado ou não:

- 90km/h
- 130km/h
- Em engarrafamento

Consoante o que aqui se postar já ficam a saber, se o ternometro andam fino, se o termostato dispara ou se esta na altura de mudar o radiador e aplicar um maior (esperemos que não) Lol

Óbvio que se tiverem conhecimento de outro pormenor importante não hesitem. Ninguém sabe tudo.
Daniel Semião

Image
User avatar
HugoTeixeira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 973
Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
Location: V. N. Gaia

Post by HugoTeixeira »

O Neca costuma:

- a 90-100Km/h ir abaixo do 80º
- a 120-130km/k ir perto dos 90º
- em engarrafamentos ir aos 80º

Em todo o caso tenho de rectificar a parte de cima do radiador pois perde água por lá.
Image
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Post by hostiasamigo »

240D motor 2º série

autoestrada apartir dos 120km/h em dia de sol

Image

auto estrada 110km/h ou em nacional 90km/h

Image
Daniel Semião

Image
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Temperatura do motor

Post by manoum »

Aproveito o tópico para perguntar:

Quando o ponteiro está entre os 80º e os 100º, o tubo inferior do RADIADOR ao Porta-Termostato já devia estar quente e não frio (nem sequer morno)?

O tubo superior aquece bem, o radiador Behr está novo bem como todos os tubos, não desaparece anticongelante.

Que acham, encomendo um termostato? ou será uma gestão de energia térmica extraordinária do meu 300d :wink: :?:

Já agora, alguém sabe preço relativamente actualizado do termostato?

Não me apetece desmontar e testar o dito cujo só porque acho que ele está preguiçoso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço e opinem no tópico iniciado pelo amigo HOSTIAS
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
André Reis
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 385
Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
Location: Lisboa

Re: Temperatura do motor

Post by André Reis »

boas é uma boa pergunta porque tambem ja reparei nisso antes de ter o problemita com o meu mas depois disso nao liguei mais ao assunto e como ja nao ando com ele prai a 2 meses nem o tenho ao pe de mim nao posso fazer a comparaçao mas em regra geral os tubus ficam todos a mesma temperatura
Abraços

André Reis
User avatar
André Reis
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 385
Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
Location: Lisboa

Re: Temperatura do motor

Post by André Reis »

sim convem nao abusar no anticongelante principalmente naqueles motores que andam so com anticongelante da marca "del cano", o anticongelante custuma ter dentes muito aguçados para a ferrugem e depois fica tudo no radiador e normalmente tambem se manifesta nas relas do motor que se corroem mais facilmente
Abraços

André Reis
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Temperatura do motor

Post by manoum »

Sim, o melhor é um bom anticongelante!

E, meus caros, experientes e sábios amigos da Mecânica Auto e Afins, :wink:

:idea: MUDO ou NÃO MUDO o preguiçoso? :idea:

Abraço
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
nuno_ferreira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 912
Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
Location: V.N.Gaia
Contact:

Re: Temperatura do motor

Post by nuno_ferreira »

Isso considerasse mecánica ou culinária??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Image
Direitos humanos só deveriam ser para humanos direitos!
300D
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1563
Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
Location: Coimbra

Re: Temperatura do motor

Post by 300D »

Eu chamo-lhe um chá de termostato. :mrgreen:
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Temperatura do motor

Post by manoum »

adaomantunes wrote:pois! a preguiça :mrgreen:
mas o teste pode ser feito na cozinha, tem é que se desmontar o termostato.
uma panela,agua,um termómetro e deixar aquecer até ver a que temperatura começa a abrir.
fácil não? :mrgreen:
dá só um bocadinho de trabalho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
pode-se prender um fio à membrana que vai abrir (com a ponta de uma faca levantar um bocadinho e prender o fio) e pendura-lo,quando cair é sinal que está a começar a abrir

Isso sei eu fazer e já vi fazer e ajudei a fazer (em tempos idos)...

Agora, perante os sintomas, ponho-me já a armar em Chef 8) ou espero até ao Verão (dias quentes)? :oops:

É que o sintoma é só o tubo debaixo não aquecer, mas com um tempo destes... :biggrin:

Abraço
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Temperatura do motor

Post by manoum »

Pronto, já fui o chef e o termostato está bom. (claro que me muni de um novo caso se justifica-se mudá-lo) :mrgreen:

Tornei a montar no sítio e aproveitei para mudar o anticongelante por um novo bem como limpar o circuito.

O sintoma de tubo inferior frio mantém-se mas em amena cavaqueira com os amigos de cafézinho (Gomes) cheguei à conclusão que é mesmo assim.
O Gomes ainda me chamou a atenção para o manómetro precisar de rectificação apesar de se manter entre os 80ºC e os 100ºC.

(deixo aqui a experiência para que outros se guiem).

Abraço
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Post Reply