Page 1 of 1

Mudar bomba injectora

Posted: Fri Jul 23, 2010 18:42
by joao cunha
Estou ainda a fazer o trabalho mas vou aqui documentando para que alguém que necessite já tem aqui uma grande ajuda de como proceder. :biggrin:

As três 1ªs fotos são referentes há bomba antiga e de como está montada,tirei fotos caso eu me esqueça de alguma ligação.
Image
Image
Image

Agora as fotos da bomba já retirada.
Tem de se usar uma chave 13 e existe três parafusos há frente e um apoio por detrás da bomba a não esquecer,também tem dois parafusos de chave de venda que se tem de retirar para sair o apoio ao cabo do descompresor.

Image

Aqui deixo assinalado aquilo que penso que seja uma marca de origem para centrar com o embolo interior.
Image

O motor fica com esta vista depois de retirada a bomba.
Image

A zona onde tem de levar uma junta.
Image

O encaixe da bomba e onde se encontra aquilo que eu chamei de embolo. :mrgreen: Depois irei meter fotos daquilo que eu presumo (que deva ter uma marca de origem como no carreto da bomba).
Image

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Mon Jul 26, 2010 10:32
by valemanso
Excelente trabalho...
São tópicos destes que engrandecem o forum e o clube
Parabens

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Fri Aug 06, 2010 16:15
by joao cunha
Ora cá vai mais informação.

A 1ª coisa a fazer é montar a bomba e dar um aperto inicial, do lado direito de onde se injecta o gasóleo tem um parafuso 13 que se tira (este parafuso tem que se meter um pequeno pedaço de metal para trancar a bomba caso se venha a tirar para adiantar ou atrasar o ponto da mesma).
2º passo tirar o primeiro injector da bomba completamente,atenção tem uma molinha e um pequeno pistão em forma de cruz,chave 19 ao retirar tira-se o pequeno pistão e a mola e fica directo.
3º liga-se o tubo desse injector (o nº1) de forma que se consiga ver ele a deitar gasóleo.
Depois liga-se toda a tubagem de gasóleo e dá-se há bomba de ferrar o sistema tem de ser duas pessoas uma a dar há bomba a outra a rodar o volante do motor,quando o gasóleo for cortado devemos estar a sensivelmente a 15º de OT (volante do motor) (atenção ver como está a situação do 1º cilindro pois existe 15º de duas formas) se não estiver, é mexer um pouco na bomba para a esq. ou dir. se repararem tem uma ligeira afinação por norma convém deixar a meio para existir folga de ajuste .
De seguida tirar o tubo do injector que metemos para meter a bomba no ponto tirar novamente o injector da bomba (atenção muito importante meter um vedante novo "o ringue" ao se tirar isto estragamos sempre este vedante) meter a pecinha tipo um pistão e a molinha apertar muito bem e está fechada a bomba.
Depois sangrar todo o sistema começando pela bomba de seguida os injectores.
Ligar tudo muito bem.
Dar há chave e voilá.

Espero ter ajudado as fotos é que é um pouco difícil com as mão na massa é complicado.

Qualquer dúvida disponham que eu agora sou semi-pro. :mrgreen: :mrgreen:

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Mon Aug 09, 2010 15:01
by valemanso
Granda João
Isto é que é mexer na massa :mrgreen: :mrgreen:
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Mon Aug 09, 2010 18:39
by joao cunha
valemanso wrote:Granda João
Isto é que é mexer na massa :mrgreen: :mrgreen:
Se alguma vez precisar de mexer na minha não sei se tirei a tua à vontade e confiança....
Se não tivermos confiança a 100% de nós próprios quem a terá ??? :biggrin: :biggrin:
Sou a favor de que toda a gente consegue fazer aquilo que for basta se aplicar e concentrar nessa situação. :wink:
Abraço e dispõem sempre. :biggrin:

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Mon Aug 09, 2010 19:00
by valemanso
Pois, poisssss
Concordo plenamente contigo..e tento seguir esse lema...só que ás vezes dá ''Raia'' e depois ficamos aflitos....
E tu dirás: ''Mas é com os erros que se aprende!!''
Pois, poissss
Só que às vezes os erros pagam-se caros :biggrin: :biggrin:
Mas uma coisa tens razão...só não erra quem não faz nada :mrgreen: :mrgreen:

Re: Mudar bomba injectora

Posted: Tue Aug 10, 2010 13:55
by manoum
Bom trabalho João.
Obrigado pelo tópico.
É bom saber que há pessoal sem medo de mexer na massa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: