Boas Sérgio,
já tive a mesma dúvida e tive a sorte de estar com o sr. Adão que me explicou o seguinte:
Serve "apenas" para:
- manter o veículo sempre paralelo ao chão, isto é, por mais que lhe carregues a mala, ele não levantará a frente nem arreia de traseira (exagero)

e
- e dar uma assistência nas curvas, quando o carro tem tendência a adornar - até parece que anda sobre carris (novamente, exagero)
- só está ligado ao amortecedores traseiros (botijas?) como os citroens e o óleo actua sobre o amortecedor que mais precisa.
Eu fiquei satisfeitíssimo com a explicação oral do Sr. Adão, na altura
Espero ter ajudado
Abraço do Norte
PS: o w123 em vista vem de Leiria?