Temperatura do motor
- hostiasamigo
- Membro W123 Ouro
- Posts: 766
- Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
- Location: Fafe/vila do conde
- Contact:
Temperatura do motor
Abro este tópico, com o objectivo que postem uma foto ou simplesmente escrevem qual costuma ser a temperatura do vosso w123:
1º indiquem o motor, 1º ou 2º série, cilindrada, e touring se for o caso
2º que velocidades, por exemplo, velocidades constantes, com ar condicionado ligado ou não:
- 90km/h
- 130km/h
- Em engarrafamento
Consoante o que aqui se postar já ficam a saber, se o ternometro andam fino, se o termostato dispara ou se esta na altura de mudar o radiador e aplicar um maior (esperemos que não) Lol
Óbvio que se tiverem conhecimento de outro pormenor importante não hesitem. Ninguém sabe tudo.
1º indiquem o motor, 1º ou 2º série, cilindrada, e touring se for o caso
2º que velocidades, por exemplo, velocidades constantes, com ar condicionado ligado ou não:
- 90km/h
- 130km/h
- Em engarrafamento
Consoante o que aqui se postar já ficam a saber, se o ternometro andam fino, se o termostato dispara ou se esta na altura de mudar o radiador e aplicar um maior (esperemos que não) Lol
Óbvio que se tiverem conhecimento de outro pormenor importante não hesitem. Ninguém sabe tudo.
- HugoTeixeira
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 973
- Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
- Location: V. N. Gaia
- hostiasamigo
- Membro W123 Ouro
- Posts: 766
- Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
- Location: Fafe/vila do conde
- Contact:
- manoum
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 2263
- Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
- Location: Porto
Re: Temperatura do motor
Aproveito o tópico para perguntar:
Quando o ponteiro está entre os 80º e os 100º, o tubo inferior do RADIADOR ao Porta-Termostato já devia estar quente e não frio (nem sequer morno)?
O tubo superior aquece bem, o radiador Behr está novo bem como todos os tubos, não desaparece anticongelante.
Que acham, encomendo um termostato? ou será uma gestão de energia térmica extraordinária do meu 300d
Já agora, alguém sabe preço relativamente actualizado do termostato?
Não me apetece desmontar e testar o dito cujo só porque acho que ele está preguiçoso
Abraço e opinem no tópico iniciado pelo amigo HOSTIAS
Quando o ponteiro está entre os 80º e os 100º, o tubo inferior do RADIADOR ao Porta-Termostato já devia estar quente e não frio (nem sequer morno)?
O tubo superior aquece bem, o radiador Behr está novo bem como todos os tubos, não desaparece anticongelante.
Que acham, encomendo um termostato? ou será uma gestão de energia térmica extraordinária do meu 300d
Já agora, alguém sabe preço relativamente actualizado do termostato?
Não me apetece desmontar e testar o dito cujo só porque acho que ele está preguiçoso
Abraço e opinem no tópico iniciado pelo amigo HOSTIAS
mano um - o mais velho de dois!
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
- André Reis
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 385
- Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
- Location: Lisboa
Re: Temperatura do motor
boas é uma boa pergunta porque tambem ja reparei nisso antes de ter o problemita com o meu mas depois disso nao liguei mais ao assunto e como ja nao ando com ele prai a 2 meses nem o tenho ao pe de mim nao posso fazer a comparaçao mas em regra geral os tubus ficam todos a mesma temperatura
Abraços
André Reis
André Reis
- André Reis
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 385
- Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
- Location: Lisboa
Re: Temperatura do motor
sim convem nao abusar no anticongelante principalmente naqueles motores que andam so com anticongelante da marca "del cano", o anticongelante custuma ter dentes muito aguçados para a ferrugem e depois fica tudo no radiador e normalmente tambem se manifesta nas relas do motor que se corroem mais facilmente
Abraços
André Reis
André Reis
- manoum
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 2263
- Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
- Location: Porto
Re: Temperatura do motor
Sim, o melhor é um bom anticongelante!
E, meus caros, experientes e sábios amigos da Mecânica Auto e Afins,
MUDO ou NÃO MUDO o preguiçoso?
Abraço
E, meus caros, experientes e sábios amigos da Mecânica Auto e Afins,
Abraço
mano um - o mais velho de dois!
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
-
nuno_ferreira
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 912
- Joined: Tue Jan 08, 2008 1:43
- Location: V.N.Gaia
- Contact:
Re: Temperatura do motor
Isso considerasse mecánica ou culinária???

-
300D
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 1563
- Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
- Location: Coimbra
Re: Temperatura do motor
Eu chamo-lhe um chá de termostato. 
- manoum
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 2263
- Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
- Location: Porto
Re: Temperatura do motor
adaomantunes wrote:pois! a preguiça![]()
mas o teste pode ser feito na cozinha, tem é que se desmontar o termostato.
uma panela,agua,um termómetro e deixar aquecer até ver a que temperatura começa a abrir.
fácil não?![]()
dá só um bocadinho de trabalho![]()
![]()
![]()
pode-se prender um fio à membrana que vai abrir (com a ponta de uma faca levantar um bocadinho e prender o fio) e pendura-lo,quando cair é sinal que está a começar a abrir
Isso sei eu fazer e já vi fazer e ajudei a fazer (em tempos idos)...
Agora, perante os sintomas, ponho-me já a armar em Chef
É que o sintoma é só o tubo debaixo não aquecer, mas com um tempo destes...
Abraço
mano um - o mais velho de dois!
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
- manoum
- Sócio Clube W123 Portugal
- Posts: 2263
- Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
- Location: Porto
Re: Temperatura do motor
Pronto, já fui o chef e o termostato está bom. (claro que me muni de um novo caso se justifica-se mudá-lo)
Tornei a montar no sítio e aproveitei para mudar o anticongelante por um novo bem como limpar o circuito.
O sintoma de tubo inferior frio mantém-se mas em amena cavaqueira com os amigos de cafézinho (Gomes) cheguei à conclusão que é mesmo assim.
O Gomes ainda me chamou a atenção para o manómetro precisar de rectificação apesar de se manter entre os 80ºC e os 100ºC.
(deixo aqui a experiência para que outros se guiem).
Abraço
Tornei a montar no sítio e aproveitei para mudar o anticongelante por um novo bem como limpar o circuito.
O sintoma de tubo inferior frio mantém-se mas em amena cavaqueira com os amigos de cafézinho (Gomes) cheguei à conclusão que é mesmo assim.
O Gomes ainda me chamou a atenção para o manómetro precisar de rectificação apesar de se manter entre os 80ºC e os 100ºC.
(deixo aqui a experiência para que outros se guiem).
Abraço
mano um - o mais velho de dois!
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção
W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia


