Pneumáticos

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
mb280e

Post by mb280e »

Na inspecção o carro tem de ter os pneus com as medidas indicadas no livrete. Existem é por aí alguns IPO que fecham os olhos a pequenas alterações (nomeadamente em relação à largura). E não se esqueçam que no mesmo eixo só podem andar pneus da mesma marca e do mesmo modelo.

O meu 280E anda com Goodyear Eagle Ventura 195/70 R14 91 H (tal qual como no livrete!)

Image
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Post by JoaquimLino »

300D wrote:No meu w123 do dia a dia usava pneus 205/... e nas inspecções eles iam sempre consultar as tabelas. A resposta era sempre a mesma : esta medida está homologada para este carro.
Quanto ao averbamento no livrete cada um fará o que melhor entender.

Andas a comprar os inspectores :wink: e a usar as tuas influencias :biggrin:
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
300D
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 1563
Joined: Fri Jul 27, 2007 15:17
Location: Coimbra

Post by 300D »

JoaquimLino wrote:
300D wrote:No meu w123 do dia a dia usava pneus 205/... e nas inspecções eles iam sempre consultar as tabelas. A resposta era sempre a mesma : esta medida está homologada para este carro.
Quanto ao averbamento no livrete cada um fará o que melhor entender.

Andas a comprar os inspectores :wink: e a usar as tuas influencias :biggrin:
Dizia-lhes que andava a comprar IPOs. :mrgreen:
Branco737
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 117
Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
Location: Leiria

Post by Branco737 »

Durante quase 10 anos tinha sempre essa anotação na inspeccção, quando a reincidência de qualquer anotação (independentemente da gravidade) não dava azo a chumbo. Há 2 anos foi a moca do reboque que tive de tirar e homologar no livrete as medidas de pneus em uso. Os centro IPO, quer se quer quer não, estão cada vez mais rigorosos e estas "pintelhices" não lhes escapam.
Há 2 anos chumbou o outro carro que tinha, porque uma anotação não grave (carter sujo com óleo), reincidiu. Agora já aprendi a lavar o chassis e motor por baixo antes de ir à IPO por causa destes pormenores.
As IPO agora começam a ficar picuinhas com a corrosão. Se há uma pontinha que apareça como meu caso, por debaixo do déposito do limpa-vidros do W123 (andou a pingar durante uns anitos e sem que me desse conta apodreceu a chapa por debaixo da película de betume pintado) já deu azo a anotação. É rídiculo porque é uma zona que em nada compromete a segurança, mas os tipos foram peremptórios e tenho que libertar umas massas a tratar desses locais!
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Post by JoaquimLino »

Daniel, para os nossos carros até é bom que nos chamem atenção pelos motivos por ti assinalados, uma vez que é nossa intenção manter os carros sempre o mais impecáveis possivel e assim redobramos os cuidados de manutenção até aqui desprezados.
Vamos começar a ter carros mais bem cuidados e seleccionados.

Haver vamos se isso vai ser sempre uma exigencia das IPOs.
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
220D

Post by 220D »

Haver vamos se isso vai ser sempre uma exigencia das IPOs.

Os IPOs habituaram-nos muito mal,com o deixa passar....

uns conhecidos,outros por amizade,outros a troco de boas palavrinhas.?.! etc,etc.

O que quer dizer hoje que se a pessoa aplica o que està estipulado no caderno de encargos da inspécção toda a gente géme.

O meu até a data nunca teve problema,pois antes de ir vai ao banho completo,sécagem,e aspirador,pois jà me dei conta que uma boa aparência fàs boa impressão.

No entanto temos ainda a complexidade do mecànico conhecido do centro,aì as falhas são minimas,não sendo graves tudo bem desde que mecha um pouco com a segurança sem gravidade pode-se evitar o marcar no papel e uma vês rectificado o problema uma passagem para justificar o resolvido se imponhe,e o caso està resolvido.

Mas hà excepções à regra onde o direito é aplicado a 100%.

Tenho um exemplo familiar de um W210 onde foi reprovado por defeito nos amortecedores trazeiros,
tudo bem,foi à Mercedes levou novos,volta ao centro reprovado de novo,uma pequena discução nada a fazer a màquina registou,volta de novo à Mercedes,evidentemente nada a fazer que não seja um papel assim como tudo està controlado e ok,
nova visita e aténção sempre a pagar,a aqui uma vês mais lhe ia ser dito que o erro continua,neste momento a paciência ultrapassou os limites e a solução foi de acordo com o centro levar o carro a outro sitio onde tudo estava normal,
o centro admitio o erro mas como tudo tinha sido registado,a solução foi uma reclamação feita por um advogado,onde tudo entrou na ordem,e que éra a màquina que segundo explicação interpretava mal os dados .

Conlusão,no ano seguinte e por um capricio antes de là voltar foram montados os amortecedores antigos,inspécção no mesmo centro tudo ok.

Ninguém està livre de um passo falso.

Abraço

220D
Branco737
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 117
Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
Location: Leiria

Post by Branco737 »

Joaquim, não percebi a da manutenção mais cuidada até aqui desprezada??
Locais que precisam de ser reparados sei eu onde os tenho no carro, e infelizmente tenho que ver prioridades. A chapa fica para trás em detrimento do motor, travões suspensão, por ai fora. Agora que na IPO me apontem na ficha 1 questão, meramente visual, que em nada implique as funções para que as IPO estão e devem estar habitados a verificar, que é a segurança é que me chateia. É por isso que referi esta história paralela em relação ao tópico do Post. As IPO focam-se cada vez mais com questões administrativas e marginais como as dos pneus.

Quanto à manutenção, nunca nos 15 anos das IPO tive uma anotação, ligada a questões de mecânica ou emissões, sujidades ou folgas, porque sempre as coloquei em 1º lugar.

Eu também gostava de remover os vários pontos de ferrugem visível que tenho no carro e que tu e todos os outros nem Coimbra poderão ter visto. É a realidade, mas sei se começar atacar esses locais tenho um problema de 3000/4000 € em tratamento e pintura e para o fazer que seja tudo arranjado de uma vez!

Sei que não tenho o carro no estado do Maurício, do Raoul Duke, do João ou do Miguel XJ. Reconheço o mérito do estado destes veículos, mas a julgar não faço parte desta selecção.

Corro o risco de ter interpretado mal a resposta, mas de todos as vezes que a releio, acabo por não gostar do termo "seleccionados". Soa a elitista.
Peço desculpa, mas estou orgulhosamente na liga de honra.
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Post by JoaquimLino »

Em que ponto é que não percebeste?... Seleccionados.
Posso dizer-te que quando referi essa palavra não sonhava sequer que podesse levar a essas tua interpretação e não me referia a ti em concreto, mas sim ás pessoas que têm o carro a cair de podre e não tomam medidas para o reparar, daí ter mencionado que a medida dos centros em chamar a atenção para esses problemas ajuda a melhorar a imagem dos nossos carros.
Também sei que os centros, nem sempre seguem os critérios de segurança como primeira prioridade, eles devem ter necessidade de continuar a aumentar os seus lucros e ter clientes e para mostrarem que estão lá a fazer alguma coisa, é claro como facilitam aos amigos e compadres, já sabemos que quem vai levar com as anotações são as pessoas que não deviam e lá vão ter que pagar uma nova reinspecção.
Sobre a reparação de chapa e pintura eu sei que doi muito €€€ porque estou a fazer isso ao meu 230CE e estou a sentir a dor, e compreendo o que dizes, nem sempre nos dá jeito.
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
Branco737
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 117
Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
Location: Leiria

Post by Branco737 »

Ok estamos esclarecidos! E Isto da escrita e leitura tem por vezes interpretações que dependem do estado de espírito do escritor e leitor. Fiz essa ressalva no fim do post, porque não queria cometer o erro de ser ríspido sem ter razões...

Quanto aos podres ainda a circular (felizmente cada vez menos) tb gosto quando vejo um exemplar em bom estado. Sentimos que não somos os únicos a gostar deste modelo e quanto menos chaços a andar, tanto melhor.
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
mb280e

Post by mb280e »

Desculpem lá, mas o meu 280E já chumbou apenas porque tinha pneus com o código de velocidade abaixo do que vem no livrete, embora, que eu saiba, não se possa andar a mais de 120km/h. No livrete da S-max nem sequer vem isso mencionado, apenas tem as dimensões (largura/perfil/raio).

E tive um w115 /8 que me chatearam porque no livrete tinha branco e o carro era beje. Não há dúvida que era uma deficiência com claros e evidentes riscos para a segurança do veículo :evil: .
oliveira
Membro 200T
Posts: 57
Joined: Sun Feb 17, 2008 22:37
Contact:

Post by oliveira »

Branco737 wrote:Espera, não é preciso contactar a Mercedes!
Eu tenho pneus 195/70 R14 (lindas jantes de alumínio Fuchs) e só tinha no livrete os de 175. Fui à DGV (agora tem outro nome, nem sei...) e como na ficha do W123 já constavam 5 ou 6 medidas de pneus homologados pela mercedes para foi tudo feito logo na altura. Paguei 25€ e o livrete alterado chegou 3 semanas depois (Leiria)

Hoje não sei se demoram mais ou se implicam em optar pelo documento único automóvel , que como sempre nestas coisas deve custar mais.
O importante é que na DGV já consta essa medida de pneu.

Se fosse eu ia à inspecção com os pneus novos 195, assumia a anotação na folha, que é do tipo 1 (menos grave, ou seja o carro não chumba na inspecção por uma questão administrativa do livrete). Só depois ia à ex-DGV fazia a troca do livrete (pois, porque nem vale ir à inspecção sem livrete). Com a guia de substituição que indica o motivo da troca já se poderia andar sossegado com os pneus novos.

Boa noite,
fui hoje á dgv porque para além das medidas dos pneus preciso de colocar peso rebocavel para poder usar o reboque. O certo é que imprimiram uma folha com as caracteristicas/ homolgaçao para o w123 e não vem nada sobre os pneumaticos e peso rebocável, e fui portanto encaminhado para a mercedes portugal, desde logo o sr fez o favor de me avisar que eles não seriam meigos nas taxas a aplicar nestes pedidos!
Pergunto se alguem já passou por esta experiencia, como foi, quanto gastou, etc.

Obrigado
Branco737
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 117
Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
Location: Leiria

Post by Branco737 »

Francamente não entendo. Qualquer ficha de homologação de um veículo tem de ter pelo menos uma medida de pneu!! Na DGV em Leiria, paguei por uma medida, mas o funcionário até virou o monitor do computador para me mostrar a quantidade de outras medidas possíveis. E isto foi há cerca de ano e meio. Cheira-me a qualquer confusão que eles estejam a ter, o que a troca de DGV para ANTT não me admira. O meu carro é chassis 123.123. Só se para outro 123.XXX não haja tantas medidas.
Oliveira, antes de enveredar de facto pela Mercedes, verificar eventualmente noutra delegação ou então com outro funcionário (porventura com mais uns anos). É que só pode ser azelhice por parte deles!

Quanto à moca do reboque, também tinha original e anotação e francamente, como não ia usar reboque, tirei-a. Não estou para dar ao estado mais uns 25 ou 30€ ..
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
oliveira
Membro 200T
Posts: 57
Joined: Sun Feb 17, 2008 22:37
Contact:

Post by oliveira »

Bom dia,

de facto posso tentar noutro balcao, mas não me parece que tenha sorte.
O problema é que eles tiram a ficha de homolgação, a tal ficha técnica com o número de chassis do meu carro, logo se no livrete não aparece o peso rebocável e vem com os pneumáticois 175 sr14 não aparecem as outras medidas. Na altura eu falei ao funcionário que conhecia quem tivesse homolgado essa medida para um carro do mesmo modelo, mas o funcionário disse que a serie do carro poderia ser diferente e daí ter de recorrer á mercedes...


Cumprimentos
Branco737
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 117
Joined: Sun Sep 02, 2007 21:16
Location: Leiria

Post by Branco737 »

Pois, só pode ser isso, a série ser diferente:
Noutro post deste fórum o 220D escreveu sobre os nºs de série:

200D:
chassi - 123 120
motor - 615 940

220D : -
chassi - 123 126
motor - 615 941

O modelo 204D teve 5 ref. de chassi conforme a evolução
240D : -
chassi - 123 102 / 123 103 / 123 105 / 123 123 / 123 125
motor - 616 912 / 616 912 / 616 912 / 616 912 / 616 912

O 300D teve 3
300D : -
chassi - 123 105 / 123 130 / 123 132
motor - 617 912 / 617 912 / 617 912

Abraço

220D


A ficha está ligada ao modelo + série. O estranho é que sempre foi mais provável o 300D vir com 195 do que 175...mas pronto é o país que temos.
-------------------------
Daniel Pegas
Sócio Nº2
User avatar
JoaquimLino
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2688
Joined: Wed Dec 26, 2007 18:56
Location: Sandim - V.N.Gaia

Post by JoaquimLino »

Eu sou da ideia que a Marca, não quer facilitar e com o pedido, sempre ganham mais uns cobres e evitam que toda a gente faça o pedido de alteração.
Passei isso com a legalização do meu 230CE. Fiz uma homologação individual (paguei 200€) e já existiam carros iguais, mas... é o país que temos.
Sobre os pneus, já disse que um vizinho fez essa alteração e não ficou assim tão barato como dizem... no entanto quando voltar a vê-lo vou perguntar-lhe e depois comento...
Image
JOAQUIM LINO - 240 TD
Post Reply