Melhor motor?

Coloque aqui a sua dúvida sobre preços dos usados ou qualquer outra informação relacionada com a compra e venda deste modelo.
Post Reply
bizarro
Posts: 16
Joined: Sat Dec 06, 2008 14:35

Melhor motor?

Post by bizarro »

(fiz uma pesquisa mas não encontrei nada relacionado, mas se for repost pode ser apagado... 8) )

Na minha pesquisa por diversa informação sobre o W123 uma das coisas mais me intriga é saber qual o melhor motor para o w123.

O W123 de que falei na minha apresentação um 240d numa das viagens Alemanha - Portugal o motor deu o berro (não sei exactamente o que se passou..) acabando o motor por ser substituído em França. Segundo me dizem o carro levou um motor mais fraco e não tem força nenhuma... deduzo que tenha levado um 200d.. ainda não confirmei nos documentos.

Ao ver o carros nas garagens dos membros vejo maioritariamente 300d, aposto que são tudo apaixonados pelos 5 cilindros! :mrgreen:

Qual é, na vossa opinião, o melhor e pior motor para o w123?

O 300d será o suprasumo... o 200d o mais baixo... no meio (240d) está a virtude?
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Re: Melhor motor?

Post by hostiasamigo »

para mim simples comum:

200D- Em cidade como outro w123 qualquer arranca bem, em estrada nota-se a falta de coração.... parece que o consumos é que são algo reduzidos mas não sei....

220D- Sem opinião

240D- O motor em si chega, para quem muitos quilometros fizer comprar uma caixa de 5 velocidades é sem duvida um bom upgrade, porque apartir de 120km/h o barulho do esforço do motor, começa a cansar... mas o ponteiro cola em baixo :twisted:
O ponto forte provalemente será ser um motor de 4 cilindros a prior, tem mais durabilidade. Condução sem estragar anda 7,5 / 8L aos 100km :mrgreen:

300D- Sem duvida tem muita garra, o ponteiro cola mas é aos 180km/h não aos 160km/h, pena são mesmo os 10L/100km a andar devagar :-(
Daniel Semião

Image
User avatar
André Reis
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 385
Joined: Tue Oct 09, 2007 10:47
Location: Lisboa

Re: Melhor motor?

Post by André Reis »

hostiasamigo wrote:
300D- Sem duvida tem muita garra, o ponteiro cola mas é aos 180km/h não aos 160km/h, pena são mesmo os 10L/100km a andar devagar :-(
10 no caso do meu é andar bem devagar lolol
agora tudo depende da maneira de conduçao por exemplo na cidade a 3 do 300 da para tudo e mais alguma coisa
Abraços

André Reis
User avatar
zixsix
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 440
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:17
Location: Albufeira e Braga

Re: Melhor motor?

Post by zixsix »

sem dúvida 300 TurboDiesel.
Saudações
Luís Fernandes
bizarro
Posts: 16
Joined: Sat Dec 06, 2008 14:35

Re: Melhor motor?

Post by bizarro »

As vossas dicas são sem dúvidas importantes!

Tenho que confirmar o motor do tal w123, mas o carro está um pouco longe de mim. Pode ser que agora na férias de Natal o consiga ver novamente e deste vez com olhos mais atentos..

Eu no dia-a-dia não utilizo carro, por isso o principal objectivo do carro será utilizado nas voltas do fim de semana e uma ou outra viagem mais comprida, por isso a hipótese de gasolina não está de toda afastada! embora me parecem que as versões a gasolina são mais difíceis de encontrar e mais caras...


Mas parece-me que a opção irá recair num 240d!
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Re: Melhor motor?

Post by hostiasamigo »

bizarro wrote:As vossas dicas são sem dúvidas importantes!

Tenho que confirmar o motor do tal w123, mas o carro está um pouco longe de mim. Pode ser que agora na férias de Natal o consiga ver novamente e deste vez com olhos mais atentos..

Eu no dia-a-dia não utilizo carro, por isso o principal objectivo do carro será utilizado nas voltas do fim de semana e uma ou outra viagem mais comprida, por isso a hipótese de gasolina não está de toda afastada! embora me parecem que as versões a gasolina são mais difíceis de encontrar e mais caras...


Mas parece-me que a opção irá recair num 240d!

Se é para viagem sem duvida o 280E 185cv.....
Estava um a venda aqui no fórum, impecável!
Daniel Semião

Image
User avatar
HugoTeixeira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 973
Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
Location: V. N. Gaia

Re: Melhor motor?

Post by HugoTeixeira »

Quer a gasolina, quer a gasóleo não existe melhor motor.
Todos eles são bons para o que foram desenhados.
Vai depender de quem compra o carro, saber o que pretende.

No meu caso, quando comprei o Neca, queria um W123 que não gastasse muito, que fosse mais equilibrado e não me preocupei muito com questões de velocidades mas dentro das possibilidades (200D, 220D, 240D) queria a mais veloz, daí ter ido para o 240D. A média ronda os 7/8 l/100km.
Quando comprei o 230CE, queria um coupé a gasolina que gastasse pouco dentro da gama (230C, 230CE, 280C, 280CE). Posso dizer que estou satisfeito, pois ando quase todos os dias com ele na média dos 100 - 120 km/h e gasta tanto como um 300D, 10 l/100km. Quando fui a Elvas gastou 9,8 l/100km com a panela rota, mas o 230CE do Joaquim Lino fez média de 9,0 l/100km e tem a panela OK.
Image
User avatar
manoum
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 2263
Joined: Wed Jul 23, 2008 10:55
Location: Porto

Re: Melhor motor?

Post by manoum »

Boas,
se queres a gasolina, encontrei este nas minhas "pesquisas" há já algum tempo e andava anunciado como diesel. Parece relativamente bom (cuidado nas portas):

http://www.standvirtual.com/index.php?o ... id=p342169

e o preço depende apenas do bolso de cada um...

Abraço
do Porto
mano um - o mais velho de dois!

Sócio nº 30 - triénio 2011/2013 - secretário da direcção

W123 - 300D - 2º série - "a Dulcineia"
http://www.clubew123portugal.com/forum/ ... =dulcineia
bizarro
Posts: 16
Joined: Sat Dec 06, 2008 14:35

Re: Melhor motor?

Post by bizarro »

O w123 208E aqui à venda no fórum está-me a dar cabo das contas... está um pouco acima do que queria gastar, mas o está com um aspecto muito saudável!

Alguém faz ideia do consumo?

Eu queria um motor não muito guloso por forma a conseguir fazer alguns km sem ficar depenado, mas também queria conseguir andar em A.E. ao ritmo legal sem grande esforço.

Esse 2.0 postado está com muito bom aspecto, embora os interior azuis não me agradem muito. No Natal vou para o Norte, pode ser que faça o desvio para Fátima para dar uma espreitadela!
User avatar
hostiasamigo
Membro W123 Ouro
Posts: 766
Joined: Sun Dec 09, 2007 20:32
Location: Fafe/vila do conde
Contact:

Re: Melhor motor?

Post by hostiasamigo »

o 280E
em cidade proximo de 15L....
em estrada proximo dos 10L....

Se é para andar pouco, não há como um motor a gasolina....... Menos barulho, mais potencia, a partida menos problemas.
Daniel Semião

Image
User avatar
HugoTeixeira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 973
Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
Location: V. N. Gaia

Re: Melhor motor?

Post by HugoTeixeira »

hostiasamigo wrote:o 280E
em cidade proximo de 15L....
em estrada proximo dos 10L....

Se é para andar pouco, não há como um motor a gasolina....... Menos barulho, mais potencia, a partida menos problemas.
O 280E em AE deve ronadr os 11/12 l/100km !!!
10l faz o 230E :wink:
Image
schima
Posts: 14
Joined: Sun Nov 23, 2008 23:08
Location: Loures

Re: Melhor motor?

Post by schima »

boa noite,

se de facto é para andar pouco mais vale um motor a gasolina. o 280 com dupla arvore de cames À cabeça é um dos melhores motores que poderás encontar. Atenção ao sistema de injecção. No 250 havia o de carburadores e o de injecção( sigla E). Os de carburadores são muitooooo mais gulosos e andam menos. Não sei se o 280 (M110) terá sido fabricado nas duas vertentes. Ha também diferenças significativas (consumos e não só) nos sitemas de injecção K-Jetronic e por aí fora.

Nos diesel aconselho vivamente os 300D. O consumo em relação aos de 4 é insignificante e as prestações são francamente melhores.

O supra sumo são os Turbo, mas atenção. Como andavam muito bem a malta pisava-os...e bem. São raros os que estão bem estimados. Há motores detes com 50mkms na sucata...
E são gulosos. A minha T faz médias de 11L....
Mais vale estar calado e pensar que somos idiotas, do que abrir a boca e confirmar todas as suspeitas.

MB W123 300 TDT de '83 - totalmente restaurada com quase full extras(só falta o AirBAG)
MB W140 300 Turbodiesel de '97 - carro do dia-a-dia
User avatar
HugoTeixeira
Sócio Clube W123 Portugal
Posts: 973
Joined: Tue Jul 04, 2006 22:53
Location: V. N. Gaia

Re: Melhor motor?

Post by HugoTeixeira »

schima wrote:boa noite,

... No 250 havia o de carburadores e o de injecção( sigla E). Os de carburadores são muitooooo mais gulosos e andam menos. Não sei se o 280 (M110) terá sido fabricado nas duas vertentes. Ha também diferenças significativas (consumos e não só) nos sitemas de injecção K-Jetronic e por aí fora.
...
Queria aproveitar para corrigir uma coisa, não saiu nenhuma versão a injecção do 250 são todas com carburador.
As únicas versões que saíram com injecção foram os 230 e os 280.
Image
schima
Posts: 14
Joined: Sun Nov 23, 2008 23:08
Location: Loures

Re: Melhor motor?

Post by schima »

Boas Hugo,

tens toda a razão. Tinha ficado com a ideia que existiu o M123(250) de injecção. Mas são de facto todos com carburadores Solex e que são uma dor de cabeça para afinar.

Daí a malta sempre preferir o 280 de injecção..

abraço
Mais vale estar calado e pensar que somos idiotas, do que abrir a boca e confirmar todas as suspeitas.

MB W123 300 TDT de '83 - totalmente restaurada com quase full extras(só falta o AirBAG)
MB W140 300 Turbodiesel de '97 - carro do dia-a-dia
Post Reply